Equipe técnica do CETAP promove oficina técnica sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão no 12º EARE

  • -

Equipe técnica do CETAP promove oficina técnica sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão no 12º EARE

Durante o 12º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia (EARE), realizado no início de novembro na Escola Milton Santos, em Maringá/PR, a equipe técnica do CETAP assessorou duas oficinas, cada uma com cerca de 30 participantes, abordando a importância das abelhas nativas no equilíbrio do ecossistema, na polinização de alimentos e espécies de árvores nativas, bem como na produção de meliprodutos, altamente apreciados e valorizados.

Nas oficinas, que reuniram agricultoras e agricultores agroecológicos, estudantes e técnicos agrícolas, os participantes puderam conhecer métodos de conservação e multiplicação das espécies nativas, seja através da captura ou da divisão dos enxames. A abordagem prática incluiu a confecção de iscas para captura, utilizando materiais simples como garrafas PET, jornais e lonas. Ao final de cada oficina, foi realizada a transferência de abelhas jataí da isca PET para as caixas racionais, proporcionando o contato direto com abelhas nativas sem ferrão.

As oficinas técnicas, sempre marcantes nos encontros ampliados da Rede Ecovida de Agroecologia, oferecem aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos, trocar saberes e informações sobre temas específicos relacionados à agroecologia. A oficina sobre abelhas nativas sem ferrão buscou inspirar, engajar e capacitar novos públicos na preservação desses importantes polinizadores.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress