Encontro Regional sobre Agrofloresta e Frutas Nativas

  • -

Encontro Regional sobre Agrofloresta e Frutas Nativas

Agricultores agroecologistas da região norte do Rio Grande do Sul estiveram reunidos no dia 10 de abril, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Maragato, em Passo Fundo/RS, para debater sobre a implementação e ampliação das agroflorestas e o extrativismo de frutas nativas.

A atividade contou com a presença de representantes dos grupos Ecoterra, Ecocampos e Ecourtiga, também participaram agricultores que estão iniciando a produção, a equipe técnica do CETAP e técnicos do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema/RS). O encontro serviu especialmente para partilha de experiências em agroflorestas e possibilidades de ações conjuntas e parcerias entre os agricultores. Entre as ações levantadas, ficou definida a organização de um Fundo Participativo Autogestionado que possa apoiar iniciativas dos agricultores.

Também foi tema do encontro a doação de equipamentos feita pela empresa RGE (Rio Grande Energia) para agricultores que possuem áreas certificadas de agroflorestas e que trabalham com a extração de frutas nativas. O projeto tem por objetivo qualificar o manejo agroflorestal dos agricultores familiares atendidos pelo CETAP, utilizando recursos do passivo de Reposição Florestal Obrigatória (RFO). Este projeto oportunizou a certificação de pelo menos 30 hectares de agroflorestas no Rio Grande do Sul. Esta é uma iniciativa pioneira no estado, fruto de uma parceria entre a SEMA, o CETAP e a RGE, como uma alternativa à doação de mudas para reflorestamento, prática existente há vários anos como forma de compensação ambiental. A partir da avalição desta experiência, poderão ser implementados novos projetos em parceria. Os equipamentos já foram adquiridos pela RGE e estão sendo entregues para os agricultores, através do CETAP.

Os participantes também puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo CETAP através de uma mostra organizada por sua equipe técnica, com sementes crioulas, alimentos orgânicos e material educativo. Também foram apresentados alguns equipamentos utilizados para o manejo nas agroflorestas e beneficiamento das frutas nativas, incluindo a demonstração de algumas práticas. O almoço também foi especial, com pratos elaborados pelo Encontro de Sabores, empreendimento reconhecido pela utilização das frutas nativas na elaboração dos pratos.

 

[FAG id=435]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress