Encontro Regional sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão

  • -

Encontro Regional sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão

No domingo, dia 9 de dezembro, aconteceu o primeiro Encontro Regional sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão, na Linha América, interior do município de Erechim-RS. Com o tema “Sem abelhas, sem alimentos”, o encontro reuniu mais de 130 pessoas, de 26 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Durante a manhã aconteceu uma palestra técnica sobre meliponicultura, abordando os aspectos que identificam este trabalho e os diferenciam de criadores de abelhas com foco apenas na extração do mel. Também foram abordados assuntos relacionados à legislação específica, equipamentos e a confecção de caixas de abelha. Após o almoço, foram organizadas cinco oficinas práticas para troca de experiências e aprendizados relacionados principalmente a transferência de enxames de espécies de Abelhas Nativas Sem Ferrão para as caixas de madeira.

O encontro foi organizado pelo GMAU – Grupo de Meliponicultores do Alto Uruguai, apoiado pelo Cetap. O trabalho com as Abelhas Nativas Sem Ferrão tem-se mostrado fundamental junto às ações desenvolvidas pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) na construção de um formato de agricultura baseado nos princípios da agroecologia. As abelhas tem um papel muito importante, pois polinizam as flores, que geram sementes e frutos que alimentam todas as outras espécies.

As Abelhas Nativas Sem Ferrão ou melíponas são responsáveis, dependendo da região, por 40% a 90% da polinização das árvores nativas. No estado do Rio
Grande do Sul temos a ocorrência de 24 espécies de Abelhas Nativas Sem Ferrão, de acordo com a Instrução Normativa da SEMA (Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/RS). Algumas dessas espécies já estão correndo risco de extinção. O CETAP vem desenvolvendo, em toda sua área de atuação, um processo de formação junto a famílias de agricultores e moradores de regiões urbanas que possuem interesse em conhecer esta temática e trabalhar com a criação de ASF. O encontro finalizou com um coquetel a base de frutas nativas, produzido pelo empreendimento Encontro de Sabores.

 

[FAG id=621]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress