Encontro da Diversidade Orgânica de Sananduva integra comemorações pelos 30 anos do Cetap

  • -

Encontro da Diversidade Orgânica de Sananduva integra comemorações pelos 30 anos do Cetap

Tags : 

Nos dias 4 e 5 de novembro foi realizado o Encontro da Diversidade Orgânica de Sananduva, em comemoração aos 30 anos do Cetap (Centro de Tecnologias Alternativas Populares), 20 anos da Feira Ecológica de Sananduva e 15 anos da Coopvida (Cooperativa de Produtores de Alimentos Orgânicos em Economia Solidária LTDA).

Na noite de sexta-feira, dia 4, foi realizado um seminário com o tema Segurança Alimentar e Nutricional: comercialização e abastecimento agroecológico. Para contribuir no debate deste tema, aconteceu um painel com o relato de experiências da Feira Ecológica de Sananduva, da Coopvida, da Utopia Gourmet, do Grupo de Consumidores Conscientes de Alimentos Orgânicos de Lagoa Vermelha e de representantes do Centro Vianei, de Lages/SC, do Cepagro, de Florianópolis/SC e da AS-PTA, de Palmeira/PR. A noite contou também com um momento cultural organizado pelo CTG Doze Braças, de Sananduva/RS e pela a 2º Prenda do Rio Grande do Sul.

No sábado, conjuntamente com a Feira Ecológica, foi montado um espaço para exposições e explanações sobre os insumos utilizados na agricultura orgânica, o processo de certificação dos orgânicos, abelhas nativas, frutas nativas e seu beneficiamento, biodiversidade e a importância do consumo e alimentação saudáveis.
Além do público que tradicionalmente comparece à feira, participaram das atividades alunos de escolas locais e da UERGS, representantes de grupos de Passo Fundo, Lages, Florianópolis, Palmeira, São João da Urtiga, David Canabarro, Ibiraiaras e outros municípios da região. No local também foram desenvolvidas ações do “Novembro Azul”, com orientações e exames de saúde.

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Sananduva promoveu uma roda de conversa sobre o tema juventude e sucessão rural. Os visitantes de outros municípios também tiveram a oportunidade de participar de um intercâmbio e conhecer a propriedade de um agricultor com certificação de produto orgânico.

Os produtores da Feira Ecológica ofereceram um variado café da manhã, com frutas, sucos, bolachas e panificados de forma gratuita a todos os presentes. Ao longo do evento os participantes e os consumidores sananduvenses puderam conhecer melhor como se dá a produção e a comercialização dos produtos regionais e agroecológicos e ainda como um consumo consciente pode influenciar na saúde, na conservação do meio ambiente e da biodiversidade. A demanda consciente por produtos de qualidade e saudáveis é uma importante forma de apoiar a agricultura familiar e a produção de alimentos.

 

[FAG id=284]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress