Encontro da Câmara Temática das Agroflorestas dos Campos de Cima da Serra

  • -

Encontro da Câmara Temática das Agroflorestas dos Campos de Cima da Serra

Os integrantes da Câmara Temática das Agroflorestas estiveram reunidos nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018, em Vacaria/RS, para um intercâmbio de experiências e planejamento das ações de promoção das frutas nativas e das Agroforestas na região. A atividade oportunizou socializar experiências de manejos de sistemas agroflorestais a partir da visita em três agroflorestas que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento.

No primeiro dia, os participantes foram divididos em três grupos, sendo que cada um visitou uma agrofloresta diferente. A noite foi reservada para confraternização entre os participantes, com direito a violão, gaita, boa música e muito bate papo.

No dia 19 foram socializadas as impressões e aprendizados de cada grupo que visitou uma das três experiências no dia anterior. A partir destas considerações, o debate em plenário foi destacando os principais desafios existentes na região, identificando formas de potencializar o trabalho das agroflorestas, valorizando o cultivo e utilização das frutas nativas. Também foram definidas propostas de ações a serem realizadas durante o ano de 2019 a fim de gradativamente superar os desafios identificados.

Participaram do encontro representantes de grupos de agricultores, universidades (UCS, UFRGS, UERGS), ONGs (CETAP e Centro Ecológico Serra), Cadeia Solidária das Frutas Nativas, SEMA, Instituto de Permacultura (Arca Verde), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Assalariados, vindos de diferentes municípios da região: Vacaria, Passo Fundo, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ipê, Antônio Prado, Farroupilha, São Francisco de Paula, Cambará, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões e Campestre da Serra. Foi mais um belo momento de fortalecimento da Câmara Temática das Agroflorestas.

191218-camera-tematica-agroflorestas-03

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress