Emergência climática e política de gênero são temas da Assembleia da Terra do Futuro

  • -

Emergência climática e política de gênero são temas da Assembleia da Terra do Futuro

Durante a Assembleia 2023 da Rede Terra do Futuro, realizada em setembro, em Passo Fundo/RS, os participantes abordaram temas como a questão hídrica, restauração ambiental e mudanças climáticas, partindo de experiências práticas que já estão consolidadas na rede, nos diferentes países da América-latina. Um dos pontos importantes foi a indicação de ações e atividades que possam dar conta das questões apontadas pela “Teoria de Cambio Interna”, a partir dos grupos e comissões da rede.

Além da apresentação do grupo sobre “Restauracion de la naturaleza y agua”, o grupo de “Agroecologia y Genero” comentou sobre a Escola de Agroecologia e Gênero, que terá sua próxima turma nos anos de 2024/2025. Também a “Comisión de Comunicacion”, responsável pela difusão dos aprendizados e demais produtos de comunicação da rede sugeriu que seja feito um planejamento da comunicação e desenvolvido um plano de comunicação participativo, fortalecendo o espaço colaborativo e de repositório de informações da rede, chamado de “maloca”, em referência ao termo indígena que caracteriza uma grande habitação coletiva.

Outro momento de destaque na assembleia foi uma Oficina de Gênero, que abordou temas visando a elaboração de uma “Política de Gênero da Rede”, com uma declaração que demonstre a visão comum da rede sobre esta temática. Iniciou-se a elaboração de um documento que oriente comportamentos e respalde o que é dito e o que se pretende que seja feito nas organizações. Entre os temas debatidos esteve a divisão sexual do trabalho e distribuição de cuidados, a autonomia econômica e a prevenção e atenção a situação de VBG (Violência Baseada no Gênero).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress