Educação nutricional integra conhecimentos e experiências de educadores e educandos em David Canabarro

  • -

Educação nutricional integra conhecimentos e experiências de educadores e educandos em David Canabarro

Tags : 

Acreditando que são as crianças os agentes que podem melhorar o ruma da nossa história, o CETAP, a EMATER e a Secretaria de Educação do David Canabarro, desenvolveram durante o ano de 2015 um trabalho voltado à educação nutricional de alunos de cinco escolas do interior do município, a APAE e outras duas Escolas de Educação Infantil. As atividades contemplaram brincadeiras de adivinha, tarefas práticas de preparo de alimentos, trabalho de publicidade de frutas nativas e rodas de conversa sobre temas como industrializados, nutrição e estética, consumo responsável e alimentação saudável.

Em geral, as atividades buscaram estimular e oportunizar a familiarização dos alunos com frutas, verduras e outros alimentos através do paladar, olfato e tato; objetivar um contato mais íntimo com a culinária, mostrando que um alimento nutritivo pode também ser apetitoso e proporcionar maior conhecimento e afinidade com frutas nativas.

A educação nutricional propõe a união de conhecimentos e experiências do educador e do educando, buscando tornar os sujeitos autônomos e seguros para realizarem suas escolhas alimentares de forma a garantir uma alimentação saudável e prazerosa. Tentando interferir positivamente no estilo de vida e no hábito alimentar de crianças e adolescentes do município de Davi Canabarro/RS, elaborou-se estratégias de educação nutricional respeitando as faixa etárias e demandas do município.

Atividades como essas são primordiais quando busca-se abordar saúde, meio ambiente e sustentabilidade. O ato de alimentar-se engloba fatores como produção, processamento, comercialização, cadeias de distribuição, preparo, desperdício e ainda aspectos sociais, econômicos e ambientais. Abordagens referentes a alimentação devem acontecer desde cedo. É preciso formar ainda na infância uma consciência responsável.

 

[FAG id=145]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress