Ecoterra: um encontro saudável do rural com o urbano

  • -

Ecoterra: um encontro saudável do rural com o urbano

A ECOTERRA é uma associação sem fins lucrativos, composta por agricultores ecologistas dos municípios Três Arroios, Aratiba, Barão de Cotegipe, Itatiba do Sul e Erechim, da região do Alto Uruguai do RS. Criada em 2001, tem como objetivo principal facilitar e viabilizar a comercialização de alimentos agroecológicos de grupos e famílias agricultoras.

Atua no acompanhamento dos processos de produção, logística, distribuição e comercialização de alimentos agroecológicos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, incidindo diretamente na definição da política de preços.

A troca e a circulação de alimentos entre as regiões permitiu à Estação da ECOTERRA, aumentar a diversidade de alimentos ofertados aos consumidores. No início era disponibilizado um alimento em maior quantidade – a laranja Valência – e, atualmente, há uma variedade de mais de 100 alimentos ofertados, de forma regular, em quantidades maiores e com venda garantida. No ano de 2020 operou uma média de 35,5 toneladas de alimentos orgânicos por semana, que, através de parceiros, foram distribuídos em mais de 100 espaços de comercialização.

Construção social dos mercados no Sul do Brasil: aproximando produtores e consumidores de alimentos agroecológicos
Realização: Cepagro, Centro Vianei, CETAP e AS-PTA
Apoio: Misereor
Roteiro e direção: Marcelo S. Araujo
Produção: MDA Comunicação Integrada
Coordenação: Clara Comandolli de Souza, Edson José Klein, Fábio Silva, Gisa Garcia, Nayme Pigozzi e Natal João Magnanti


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos