Ecoterra inaugura pavilhão no Distrito Industrial de Três Arroios/RS

  • -

Ecoterra inaugura pavilhão no Distrito Industrial de Três Arroios/RS

Na noite de 14 de novembro de 2018 aconteceu a inauguração oficial do Pavilhão da Ecoterra e do Distrito Industrial de Três Arroios/RS. O ato contou com a presença das famílias de agricultores ecologistas da região, representantes do Circuito Sul da Rede Ecovida de Agroecologia, sindicatos, cooperativas, parceiros e do poder público local, com os prefeitos de Três Arroios, Aratiba e Itatiba, além de outras autoridades.

O pavilhão está localizado às margens da BR 153 e conta com estrutura completa para a entrega, armazenamento, embalagem e distribuição de frutas cítricas orgânicas produzidas pelos agricultores da região e comercializadas pela Ecoterra.  As frutas – laranja, limão e bergamota – são descarregadas diretamente num tanque, após o banho, são transportadas para uma esteira onde o equipamento faz a secagem e a aplicação de um composto de cera natural para a posterior embalagem em caixas de transporte. Ao final do processo, as caixas são armazenadas em câmaras frias ou carregadas nos caminhões que fazem o transporte para o mercado consumidor. Parte dos equipamentos desta linha de processamento foi desenvolvida por técnicos da própria Ecoterra.

Edson Klein, da coordenação executiva do Cetap e responsável pela assistência técnica da Ecoterra, destacou a importância de reconhecer a trajetória dos agricultores ecologistas da região, especialmente os que integram a Ecoterra, que nesta noite inauguraram este novo espaço que visa qualificar ainda mais suas ações, ampliando a escala e atendendo as novas normas e exigências técnicas para comercialização.

“Fazer agroecologia não é algo fácil e muitas pessoas acreditam que é impossível garantir a produção, comercialização e consumo a longo prazo. O que vemos acontecer hoje é fruto da organização de agricultores ecologistas que há mais de 18 anos vêm construindo este processo na região.  Eles merecem nossos parabéns, pela sua coragem e persistência. Isso foi fundamental para hoje estarmos aqui recebendo o reconhecimento de várias esferas do poder público e da sociedade civil. A presença do Circuito Sul da Rede Ecovida de Agroecologia nesta noite é uma prova da grande articulação que envolve nosso trabalho. Não se trata de um pequeno grupo de Três Arroios ou um grupinho de ‘beira de sanga’ como nos chamavam no início, mas o trabalho árduo de muitas famílias da região que movimentam mais de 25 toneladas de alimentos por semana para abastecer mercados em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Temos consciência que este é mais um passo, mas ainda temos muito caminho a percorrer. Estamos juntos e estamos firmes nesta luta, contando cada vez mais com o apoio e reconhecimento das organizações e do poder público para colocar comida limpa e saudável na mesa dos consumidores”, concluiu Edson.

Prefeituras como Três Arroios, Aratiba e Itatiba têm programas de assistência técnica em parceria com o CETAP para avançar na produção agroecológica. O objetivo principal é levar ao conhecimento dos agricultores esta tecnologia de produção e as potencialidades que este modelo oferece para as famílias e para toda a comunidade. Produzir um alimento saudável e sem agrotóxico é um dos objeitos que deram origem à criação da Ecoterra que atualmente conta com mais de 80 famílias de agricultores ecologistas, em 14 municípios da região.

 

[FAG id=587]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress