Curso de viveirismo artesanal aborda técnicas de produção de mudas

  • -

Curso de viveirismo artesanal aborda técnicas de produção de mudas

No dia 29 de março aconteceu na sede do CETAP, em Passo Fundo/RS, um curso sobre viveirismo artesanal, reunindo 30 pessoas, entre agricultoras, agricultores, viveiristas e equipe técnica do CETAP. A atividade é vinculada a ação de identificação de matrizes de árvores nativas do Rio Grando do Sul, para produção de mudas e incentivo ao cultivo de espécies da biodiversidade regional.

Cursos sobre técnicas de produção de mudas em viveiros artesanais é uma atividade proposta no projeto desenvolvido pelo CETAP desde 2022 e que conta com o apoio da NEO Energia. O objetivo é possibilitar que mais famílias desenvolvam autonomia para produzir suas próprias mudas, com seus recursos locais, no intuito de fomentar a biodiversidade, incentivando o plantio e cultivo das árvores nativas do estado. 

O conteúdo do curso foi desenvolvido através do diálogo, trocando diferentes experiências dos participantes e esclarecendo dúvidas. A atividade, realizada durante todo o dia, contou com a participação dos viveiristas Jadir Zwirtes e Otávio Zwirtes, de Vacaria/RS, que compartilharam princípios sobre o tema. Trabalhou-se as diferentes etapas da produção de mudas, especialmente de árvores frutíferas. Também foi examinado com profundidade os componentes para um bom substrato.

Na oportunidade, foi analisado qual o melhor espaço e técnica para construção de um viveiro na sede do CETAP, com intuito de ser uma central de mudas. A equipe técnica da entidade ficou à disposição das agricultoras e agricultores interessados em construir seus viveiros artesanais, sendo responsável também pela circulação das sementes neste primeiro momento. Ao longo do ano serão realizadas atividades de capacitação sobre o tema em outros municípios da região.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress