Crianças aprendem sobre abelhas sem ferrão e preparam instalação de um meliponário na escola

  • -

Crianças aprendem sobre abelhas sem ferrão e preparam instalação de um meliponário na escola

As turmas da Escola Municipal de Educação Infantil Toquinho de Gente, em Passo Fundo/RS, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as características e importância das abelhas nativas sem ferrão. As oficinas teóricas e práticas aconteceram no dia 5 de abril, com as crianças que frequentam a escola nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, participaram aproximadamente 80 pessoas, entre a equipe técnica do CETAP, professores e alunos.

A atividade acontece em preparação à instalação de uma Unidade de Referência em Meliponicultura Urbana na escola, que contará com diferentes espécies de abelhas sem ferrão, nativas do estado do Rio Grande do Sul e faz parte de um projeto desenvolvido pelo CETAP com o apoio da Misereor.

Neste momento foi trabalhado com as crianças sobre as diferentes espécies de abelhas, suas origens e algumas das principais características das nossas abelhas nativas, que não possuem ferrão. Também foi dado destaque a importância das abelhas na natureza, especialmente na produção de alimentos e na preservação da nossa mata nativa. Outros aspectos abordados foram sobre a alimentação das abelhas e como são estruturados seus ninhos, especialmente após a transferência para as caixas que farão parte do meliponário da escola.

Os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com duas espécies que ficarão no pátio, convivendo com as crianças: um enxame da espécie Mandaçaia e outro da espécie Manduri. Olhando de pertinho, ficou mais fácil entender a diferença entre elas, diferenciando também suas características morfológicas e de seus ninhos.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress