Cetap recebe a visita de representantes da Fundação Interamericana

  • -

Cetap recebe a visita de representantes da Fundação Interamericana

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), em parceria com a Fundação Interamericana (IAF), desenvolve ao longo dos últimos sete anos um projeto para estimular a produção agroecológica e promover a aproximação entre rurais e urbanos, através da defesa de alimentos saudáveis e do consumo consciente.

Nos dias 21 e 22 de junho, David Ivan Fleischer, representante da IAF no Brasil e Uruguai e Eduardo Baptista, responsável pela monitoria e acompanhamento dos projetos, estiveram em Passo Fundo participando de um encontro onde foram apresentados alguns dos resultados obtidos através desta parceria e feita uma avaliação das atividades desenvolvidas.

Na sexta-feira, dia 21, aconteceu uma reunião inicial com a equipe técnica e a coordenação do Cetap, onde também foi apresentado um relato sobre os intercâmbios institucionais realizados em 2018 e 2019. Na sequencia, o grupo realizou uma visita na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, no Bairro Victor Issler, em Passo Fundo. A escola mantém uma parceria com o Cetap no desenvolvimento de atividades junto aos alunos, dentro da temática da Campanha de Promoção ao Consumo Consciente e Responsável, que recebe o apoio da IAF. De volta a sede do Cetap, representantes do Coletivo Boia Bacana, que congrega jovens universitários de diferentes áreas, além de interessados na temática da alimentação saudável, fizeram uma apresentação sobre o funcionamento do grupo e as atividades desenvolvidas.

No sábado, dia 22, um encontro ampliado contou também com a participação de agricultores ecologistas, consumidores urbanos, representantes de cooperativas, entidades parceiras, universidades e gestores públicos. A atividade aconteceu no Campus de Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Após uma breve retomada histórica do projeto de cooperação entre a IAF e o Cetap, foram apresentados dois estudos. O primeiro buscou identificar a atuação do Cetap no processo de aproximação entre rurais e urbanos, através da agroecologia. O segundo estudo abordou o aprendizado da ação em rede na prática institucional do Cetap. Em seguida, foi servido um coquetel, preparado pelo Encontro de Sabores, com alimentos ecológicos produzidos por diferentes empreendimentos da região de atuação do Cetap.

Na parte da tarde aconteceu uma roda de conversa, onde os presentes fizeram um relato sobre sua relação com o alimento agroecológico e de que forma este tema desafia nosso trabalho. Os depoimentos foram bastante ricos e destacaram a importância do trabalho e atuação do Cetap, tanto no apoio técnico junto aos agricultores, como na articulação para a comercialização e na sensibilização e construção de novos espaços de debate e participação dos consumidores urbanos. Em seguida foram apresentados dados quantitativos e qualitativos sobre a evolução da agroecologia na região norte do Rio Grande do Sul, com enfoque no público de atuação do Cetap. Por fim, os representantes da IAF fizeram suas considerações, destacando que os resultados apresentados superaram as expectativas iniciais do projeto.

Wordpress Photo Gallery


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress