Cetap participa de painel sobre desafios e perspectivas da sustentabilidade

  • -

Cetap participa de painel sobre desafios e perspectivas da sustentabilidade

O IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Eventos da UPF, em Passo Fundo/RS, reunindo alunos de graduação e pós-graduação, poder público, técnicos administrativos, representantes de Organizações Não Governamentais e docentes de diferentes áreas. O evento também se caracteriza por ser espaço de diálogo e divulgação de estudos sobre temáticas relacionadas à sustentabilidade. A programação contempla palestras, mesa redonda, colóquio, relato de experiências, rodas de conversa, painel e apresentação de trabalhos científicos.

O painel “Perspectivas da sustentabilidade” apresentou três ações concretas que acontecem em Passo Fundo/RS. Representando o Centro de Tecnologias Alternativas Populares, Lauro Foschiera iniciou com um questionamento aos participantes: a sustentabilidade que buscamos é para quê e para quem? A partir da experiência da Feira Ecológica de Passo Fundo, foram apresentados alguns dos significados da produção e comercialização direta de produtos agroecológicos. Foi destacado o diálogo e interação entre agricultores e consumidores, o maior acesso da população urbana à alimentos saudáveis, de qualidade e com variedade, com ganhos inclusive para o município, que amplia sua visibilidade social e política.  Este modelo também qualifica as relações de gênero, capacitando especialmente os jovens e as mulheres agricultoras, estimulando parcerias e contribuindo na segurança alimentar e nutricional. “A agricultura ecológica pode mudar comportamentos. A conservação e a biodiversidade exigem e dependem das nossas atitudes, por isso é fundamental investir nas pessoas”, finalizou Foschiera.

O promotor de Justiça Paulo Cirne, representante da Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (Appa), destacou a necessidade de envolvimento da sociedade civil e da integração entre diferentes setores para atuar no planejamento, na fiscalização e na promoção de ações. O representante do Projeto TransformAção apresentou o funcionamento das cooperativas de recicladores que atuam na cidade de Passo Fundo e a importância da ação destes trabalhadores. Considerando o volume de lixo produzido diariamente na cidade, o percentual efetivamente reciclado ainda é muito pequeno, representando um grande desafio para o poder público. Por outro lado, os dados dos últimos anos reforçam as cooperativas de reciclagem como a melhor alternativa para enfrentar este problema.

Com o tema “Desafios e perspectivas da sustentabilidade” o evento teve como objetivo discutir o tema na perspectiva das Ciências Ambientais. Coordenadora do evento, a professora Carla Denise Tedesco avalia que conciliar a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico e ter justiça social são os principais desafios da área. “Um dos objetivos é formar redes de trabalho. Esse é um tema multidisciplinar, desafiador na lógica da construção, e precisa de profissionais de todas as áreas. Precisamos reconhecer, a partir dessas redes, linhas de ação em nível de pós-graduação. Queremos que a pesquisa produzida retorne para a comunidade e tenha sentido. Ao mesmo tempo em que é um evento, é também um semidiagnóstico das potencialidades que temos a partir do fórum”, explica a professora, que divide a coordenação do Fórum com a aluna do programa de pós-graduação, Natalia Cristine Ficanha.

Dentre as atividades paralelas, aconteceu a Mostra Possibilidades da Sustentabilidade, com a exposição de plantas bioativas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA); uma banca com produtos agroecológicos, organizada pelo CETAP; e uma exposição sobre sustentabilidade, organizada pelo Muzeu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar).

 

* Com informações da Universidade de Passo Fundo


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress