Cetap participa da Semana Municipal do Meio Ambiente de Erechim

  • -

Cetap participa da Semana Municipal do Meio Ambiente de Erechim

De de 18 a 23 de junho aconteceu a XVII Semana Municipal do Meio Ambiente de Erechim/RS. A realização é do Município, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com entidades parceiras e apoiadores, entre as quais, o Cetap. Neste ano o tema foi “Erechim 100 anos: Estratégias e Sustentabilidade”.

Ao longo da semana foram desenvolvidas várias atividades, principalmente junto aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior, além de painéis, oficinas e palestras com representantes de diferentes organizações do meio urbano e rural.

Na quinta feira, dia 21 de junho, o Cetap foi o responsável pela atividade que aconteceu das 19h às 21h, na Câmara de Vereadores, apresentando o tema da sociobiodiversidade na sustentabilidade. Com a participação de Alvir Longhi, da equipe técnica do Cetap, foi trabalhado o que é a sociobiodiversidade e o que existe neste sentido na região de Erechim. Foi abordada a necessidade deste tema ser observado também em relação à nossa alimentação, considerando as possibilidades que temos de valorizar a riqueza da biodiversidade local. Como exemplo, foi abordado o potencial das agroflorestas e das frutas nativas na alimentação familiar.

Participaram do debate agricultores e consumidores urbanos, que manifestaram como se sentem em relação ao ambiente em que vivem. Nos relatos falou-se sobre a falta de valorização dos alimentos produzidos pelos agricultores locais e de municípios vizinhos, bem como da influência da mídia e do marketing das grandes empresas do ramo alimentar, que alteram hábitos e costumes, visando ampliar as vendas dos produtos industrializados. A valorização da nossa sociobiodiversidade local garante não só geração de renda e trabalho no meio rural, mas representa ganhos importantes para a economia de toda a  região, sendo uma estratégia fundamental de sustentabilidade.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress