Cetap e Escola Antônio Burin promovem visita de estudantes em propriedade com produção ecológica

  • -

Cetap e Escola Antônio Burin promovem visita de estudantes em propriedade com produção ecológica

Tags : 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Burin, do KM 10 Coan, no município de Erechim/RS, fizeram uma visita na propriedade da professora Maria Assunta Krucinski, no dia 29 de setembro. A atividade foi realizada em conjunto com o CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares) com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento de uma propriedade com produção ecológica.

A professora Maria participa de discussões sobre agroecologia há três anos e hoje possui a certificação de alimentos ecológicos pela Associação Ecovida de Agroecologia. Durante a visita, foram abordados diferentes temas e os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.

Além da produção de alimentos, foram apresentadas outras ações na linha da “permacultura” que estão sendo implantadas na propriedade, como a construção de banheiros secos nas propriedades rurais.

A propriedade possui um pomar certificado, com diversas variedades de citros e comercializa na dinâmica coletiva do Circuito Sul da Rede Ecovida de Agroecologia, através da ECOTERRA. Como a maioria dos alunos são filhos de agricultores, durante a visita também foram apresentadas algumas técnicas de manejo.

Edson José Klein, técnico agrícola do CETAP, explicou como realizar o manejo de um pomar seguindo os princípios da agroecologia. Abordado a cobertura de solo, as plantas espontâneas encontradas e seu motivo, manejo e condução da planta, podas e algumas caldas para manejo fitossanitário.

Na margem de uma das nascentes do Rio Dourado, que passa pela maioria das propriedades dos alunos, aconteceu um debate sobre recomposição de mata ciliar. Neste momento, o engenheiro agrônomo Fernando Costella, do CETAP, falou sobre as normas atuais de preservação da mata ciliar. Foram tiradas dúvidas dos participantes e realizado o plantio de duas árvores nativas como símbolo da visita destes jovens neste espaço.

A professora Maria Krucinski destacou que os alunos realizaram uma pesquisa sobre as APPs, que forneceu mais informações sobre o discutido, contribuindo para que os estudantes possam ajudar as famílias a entender a importância da preservação das matas e o resultado disso em relação à preservação das águas.

 

[FAG id=268]

 


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress