CETAP comemora 35 anos de atuação e reforça a importância do trabalho coletivo para construção da agroecologia

  • 0

CETAP comemora 35 anos de atuação e reforça a importância do trabalho coletivo para construção da agroecologia

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada por lideranças de organizações sociais e profissionais ligadas às temáticas da produção de alimentos e da vida no meio rural. Dentre o conjunto de ações e projetos executados atualmente, existe a preocupação em gerar processos e técnicas que contribuam para a produção ecológica de alimentos, a conservação da água, os sistemas agroflorestais, a geração de renda, o acesso das populações urbanas a alimentos saudáveis e a conservação da biodiversidade nativa do estado do Rio Grande do Sul.

O contexto da década de 1980 motivou a percepção da necessidade de mudança de uma realidade de empobrecimento dos agricultores e forte êxodo rural, associados a questões ambientais de contaminação do solo, da água, dos alimentos e dos trabalhadores rurais. O CETAP foi constituído como um espaço para a construção de outra proposta tecnológica, de organização da produção e de desenvolvimento rural. Fundada em 1986, no município de Passo Fundo, a instituição tem tido, desde sua origem, foco em implementar tecnologias sociais a fim de encontrar alternativas para estes problemas sociais, ambientais e econômicos que comunidades e famílias rurais enfrentam em seu cotidiano.

O CETAP está completando 35 anos de caminhada, feita com ideias e ações de muitos caminhantes. Buscamos estimular o desenvolvimento de uma agricultura sustentável que se orienta nos princípios da agroecologia e protagonismo de quem a realiza. Dedicamos especial atenção ao acompanhamento dos agricultores na produção de alimentos com qualidade e diversidade, para garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas”, destaca Lauro Foschiera.

Já são 35 anos! Nem parece, o tempo passa depressa. Foi um sonho, que ao ser sonhado coletivamente se tornou uma caminhada. Essa nossa história, construída a muitas mãos, foi sendo lapidada cotidianamente e com muita dedicação, cooperação e solidariedade. Que os novos tempos sejam pujantes e inspiradores para seguir sonhando e fazendo história”, deseja Mário Gusson (Pita).

Muita coisa para relembrar e comemorar neste caminhar institucional, por que o CETAP é constituído da ação e da história de pessoas. Tem uma expressão que creio ser muito significativa e é da nossa cultura: quando nos apresentamos, nos diferentes espaços, começamos dizendo “meu nome é … e faço parte do CETAP”.  O CETAP é o conjunto, a soma destas pessoas (equipe de trabalho, famílias, agricultores…) e a história da nossa organização mistura-se com a história que estas pessoas sonham e constroem. Parabéns ao CETAP e que possamos continuar cuidando esta grande árvore que um dia alguém sonhou em plantar”, ressalta Alvir Longhi.

Somos uma entidade de assessoramento, que trabalha pela defesa e garantia de direitos, atuando na formação, capacitação e promoção da cidadania. Primamos pela abertura de espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa e o fortalecimento das organizações sociais. Acreditamos que a história que construímos e o conjunto de ações do CETAP tem papel fundamental na caminhada de construção da agroecologia, não só na nossa região de atuação, mas em um fértil terreno ampliado pelo grande número de parcerias e redes que ajudamos a tecer. Em datas como esta é sempre importante parabenizar cada um e cada uma que fez e faz parte desta caminhada”, finaliza Edson Klein, coordenador executivo do CETAP.

Para realizar suas atividades, o CETAP conta com uma equipe multidisciplinar de trabalho, que planeja e executa projetos com apoio de entidades de cooperação e organizações nacionais e internacionais, além de parcerias com órgãos públicos municipais, estaduais e federais.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress