Células de Consumidores Responsáveis (CCR)

  • 0

Células de Consumidores Responsáveis (CCR)

Gerar mercado para agricultores e facilitar o acesso para consumidores a alimentos agroecológicos: esses são dois princípios básicos das Células de Consumidores Responsáveis (CCR), projeto do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC (LACAF/UFSC) que em 2021 completa cinco anos de atuação aproximando campo e cidade com relações mais solidárias e mostrando que alimento não é só mercadoria. As Células são arranjos de comercialização baseados no contato direto entre quem produz e quem consome alimentos agroecológicos, através da organização dos grupos de agricultores/as e de consumidores/as. 

Atualmente, são 12 Células de Consumidores Responsáveis na Grande Florianópolis, que comercializam cerca de 2.200 cestas de alimentos todos os meses. São quase 10 toneladas de comida produzida por mais de 60 famílias agricultoras de 16 municípios que abastecem outras 500 famílias da cidade. Além de um modelo de abastecimento alimentar com quantidade e qualidade, as Células são um exemplo do cumprimento do papel social da Universidade Pública. Neste vídeo, você vai conhecer quem são as pessoas e instituições que alimentam as células e aquelas que replicaram o modelo em outros territórios. 

O projeto conta com apoio da cooperação alemã Misereor, que subsidiou a realização de rodas de conversa, oficinas e seminários para mobilização e sensibilização de consumidores, além dos intercâmbios, que possibilitaram a aproximação do público urbano com as famílias agricultoras, estabelecendo vínculos entre esses atores e resultando na aproximação campo e cidade. Essas atividades foram possíveis devido a parceria com organizações da sociedade civil, como o Cepagro e o Centro Vianei de Educação Popular, além da Rede Ecovida de Agroecologia e também de equipamentos públicos, como o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Um mosaico de pessoas e entidades trabalhando em rede para ampliar o acesso à alimentação orgânica, com preços justos para quem produz e para quem consome. 

O projeto Misereor em Rede é desenvolvido em parceria com o Centro Vianei (SC), Cepagro (SC), AS-PTA Agroecologia (PR) e CETAP (RS).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress