Características e potencial educativo das Abelhas Nativas Sem Ferrão

  • -

Características e potencial educativo das Abelhas Nativas Sem Ferrão

O trabalho com Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF) abre muitas possibilidades, estabelecendo relação com diferentes temáticas na área da produção, saúde, alimentação, educação ambiental… O fato destas abelhas serem dóceis e não possuírem ferrão, possibilita que sejam criadas em ambientes como praças públicas e escolas, além de residências no meio urbano e rural, mostrando que não é só possível, mas necessária nossa coexistência.

As abelhas nativas têm um papel muito importante na natureza, principalmente em relação à polinização. São espécies que no processo evolutivo se adaptaram às características do nosso ambiente, fauna e clima. O estado do Rio Grande do Sul possui 24 espécies de ASF, com diferentes tamanhos e formatos, que facilitam o processo de polinização da nossa flora nativa.

A produção audiovisual foi coordenada pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP). Esse vídeo é parte do projeto Consumidores e Agricultores em Rede, onde participam CEPAGRO, Centro Vianei de Educação Popular, CETAP e AS-PTA, com apoio da Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos