Atividades em São Chico dão andamento ao Plano de Apoio e Promoção do Extrativismo Sustentável

  • 0

Atividades em São Chico dão andamento ao Plano de Apoio e Promoção do Extrativismo Sustentável

De São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, a iniciativa Agroecologia nos Municípios segue firme e na construção coletiva! Na última semana, dois momentos importantes aconteceram por lá. Na segunda, dia 8, ocorreu uma rodada de negócios dos produtos das frutas nativas do Rio Grande do Sul, com participação de vários agentes locais como produtores, empreendimentos do setor turístico, Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, articulados pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), representante da ANA na iniciativa Agroecologia nos Municípios e que já vem atuando na região. O lançamento da marca Estabelecimento Amigo Das Frutas Nativas foi um dos destaques da ação que concretiza um dos elementos que constitui o Plano Municipal de Apoio e Promoção ao Extrativismo Sustentável

Já na terça, 9, foi realizada uma Oficina prática de Destilação Óleos Essenciais e Hidrolatos de frutas nativas, organizada também pelo CETAP e pelo Grupo de Mulheres Floripas Cazuzenses, da comunidade da Cazuza Ferreira, com apoio da Prefeitura Municipal e da iniciativa Agroecologia nos Municípios, trazendo outros potenciais que não só o alimentício para o uso das espécies nativas, através dos hidrolatos e óleos essenciais obtidos pelo processo de destilação de arraste a vapor. A oficina contou com a participação de cerca de 15 mulheres do grupo da comunidade e o produto obtido foi dividido entre as participantes, sensibilizando para os potenciais usos na medicina e cuidados com a pele.

Lá em São Chico está em construção coletiva um Plano Municipal de Apoio e Promoção do Extrativismo Sustentável. Em dezembro, as primeiras diretrizes apontadas pela construção coletiva para o Plano devem ser divulgadas.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress