Atividades com agricultores e consumidores marcam Semana dos Alimentos Orgânicos

  • -

Atividades com agricultores e consumidores marcam Semana dos Alimentos Orgânicos

De 20 a 27 de maio aconteceu a Semana dos Alimentos Orgânicos, proposta pelo Ministério da Agricultura, em todo o Brasil. O CETAP organizou diferentes atividades para marcar esta data e incentivar a produção e o consumo de alimentos agroecológicos, mobilizando famílias produtoras de alimentos e consumidores urbanos. Neste ano, a semana teve como tema “Produtos Orgânicos: saudáveis por natureza”.

Mateada Solidária na Feira Ecológica de Passo Fundo

No dia 21 de maio aconteceu uma Mateada Solidária na Feira Ecológica de Passo Fundo, realizada na Avenida Brasil, no centro da cidade. O evento reuniu centenas de pessoas que, além de adquirirem produtos orgânicos e conversarem com agricultores ecologistas da região, puderam interagir e conhecer um pouco mais sobre a história da feira. Também foi oportunidade para celebrar os 60 anos da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, os 15 anos do Projeto TransformAção e os 36 anos do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP).

Diferentes bancas foram montadas junto com a Feira Ecológica, distribuindo materiais e convidando a comunidade local a conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por estas organizações parceiras da produção agroecológica na região. A EMEI Pe. Alcides, que possui uma Unidade de Referência em Meliponicultura, através de uma parceria com o CETAP e apoio da Misereor, apresentou o projeto e destacou o envolvimento da comunidade escolar com as abelhas nativas sem ferrão.

Também a Universidade de Passo Fundo esteve presente no evento, com professores e acadêmicos de diferentes projetos de extensão. Eles prestaram informações e orientações ligadas à saúde, sustentabilidade, alimentação saudável e direitos do consumidor. Também realizaram pesquisas que possibilitaram a interação entre produtores, consumidores, docentes, estudantes e entidades. Houve ainda degustação dos produtos comercializados pelos feirantes e distribuição de receitas com produtos da safra, que envolveram pão de batata doce e croquete de pinhão.

Cursos de formação sobre produção orgânica e certificação

No dia 24 de maio, um grupo de 50 agricultores e técnicos que assessoram a produção esteve reunido para conversar sobre produção orgânica e sistema participativo de certificação. A atividade reuniu representantes dos grupos do núcleo Alto Uruguai da Rede Ecovida de Agroecologia, que receberam orientações sobre processos de certificação da conformidade dos sistemas orgânicos de produção, segundo a legislação vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A atividade foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim. O Núcleo Alto Uruguai da Rede Ecovida tem mais de 160 famílias agricultoras, que contam com o apoio técnico do CETAP e do CAPA.

No dia 25 de maio, foi a vez das famílias agricultoras do Núcleo Planalto da Rede Ecovida se encontrarem. A atividade, com a mesma temática do dia anterior, reuniu em torno de 40 pessoas no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio do Palma/RS. A programação ocorreu de manhã e de tarde. Os cursos tiveram a assessoria de Cristiano Motter, do Centro Ecológico. As atividades também ajudaram na qualificação dos comitês de ética dos núcleos, que têm um papel importante no compartilhamento da responsabilidade pela garantia da qualidade dos produtos orgânicos e sistemas de produção.

Seminário Estadual

No dia 25 de maio aconteceu o Seminário Estadual da Semana dos Alimentos Orgânicos RS, promovido pela CPOrg/RS (Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul). A atividade aconteceu na modalidade virtual, com transmissão pelo Youtube. O objetivo foi apresentar aos consumidores a importância da produção e consumo de alimentos orgânicos para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, também, os desafios para que um produto orgânico chegue à mesa, como a problemática da deriva e contaminação. Foram painelistas Paulo Niederle (UFRGS), Ana Paula Carvalho Medeiros  (MPF), Greisson William da Rosa (N. S. Rita) e Edson José Klein, coordenador executivo do CETAP.

Divulgação e visitas

Além destas atividades presenciais, o CETAP elaborou outros materiais de divulgação, destacando o tema “Produtos Orgânicos: saudáveis por natureza”. Diversas emissoras de rádios, comerciais e comunitárias, divulgaram ao longo de toda a semana os três spots distribuídos. A equipe técnica também realizou visitas em organizações de produção e de comercialização de alimentos, sindicatos, cooperativas, associações, poder público e escolas, conversando sobre o tema e entregando o cartaz feito para a Semana dos Alimentos Orgânicos deste ano. Este conteúdo também foi divulgado através do site e das redes sociais do CETAP.

A produção deste material e realização das atividades contou com o apoio da Fundação Interamericana (IAF) e da Misereor, através dos projetos de cooperação para promoção da agricultura sustentável e segurança alimentar e o fortalecimento de canais de comercialização que conectem produtores e consumidores, promovendo a alimentação saudável. Também envolveu o projeto de cooperação desenvolvido com a Coopertec/Cresol, para fortalecimento da produção agroecológica na região norte do Rio Grande do Sul.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress