Atividade incentiva a compostagem e redução de lixo doméstico em Vacaria

  • -

Atividade incentiva a compostagem e redução de lixo doméstico em Vacaria

Possibilidades de aproveitamento de restos de alimentos in natura utilizados no preparo de refeições e destinação correta do lixo doméstico foram temas trabalhados pela equipe do CETAP em uma oficina sobre compostagem, realizada na Casa Fratelli Tutti, em Vacaria/RS.

A partir de uma proposta de orientar as cozinheiras da Casa Fratelli Tutti sobre a separação do lixo e como utilizar a composteira que foi instalada neste espaço, definiu-se que seria realizada uma oficina aberta para o público urbano em geral, aliando esta atividade ao 1º Dia do Lixo Zero de Vacaria.         

A oficina abordou alguns tópicos fundamentais sobre como ocorre o processo de compostagem. Logo após, demonstrou-se como construir uma composteira do tipo tonel e também como utilizá-la. A forma indicada para dispor os alimentos, as minhocas e a palhada no local, a fim de controlar a umidade e evitar insetos e odores fortes. Também foram discutidos quais alimentos e resíduos podem ou não ser colocados na composteira do tipo minhocário e onde e como utilizar o composto do húmus de minhoca.

A atividade reuniu 16 pessoas, no dia 20 de agosto e foi realizada na Casa da Fraternidade Fratelli Tutti, que abriga um conjunto de pastorais sociais da Igreja Católica, movimentos sociais e organizações, entre elas o CETAP. O local conta com uma cozinha onde são preparadas diariamente refeições. Esta oficina integrou as ações do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido em parceria com a Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress