Atividade com alunos e professores busca ampliar meliponário em escola de Passo Fundo

  • -

Atividade com alunos e professores busca ampliar meliponário em escola de Passo Fundo

Com o objetivo de ampliar o meliponário instalado na escola e conversar com os alunos sobre hábitos e características das abelhas nativas sem ferrão, aconteceu uma oficina para confecção de iscas para capturar enxames, dia 6 de setembro, na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, no Bairro Victor Issler, em Passo Fundo/RS.

A escola é uma das Unidades de Referência em Meliponicultura Urbana, em um projeto coordenado pelo CETAP, com o apoio da Misereor, que incentiva a valorização, o cuidado e a multiplicação de abelhas nativas sem ferrão. Atualmente, são quatro espécies de melipônias no espaço do pátio da escola. Diversas atividades já foram desenvolvidas com as turmas, desde a instalação das caixas de abelhas sem ferrão em 2021.

As oficinas ministradas pela equipe técnica do CETAP aconteceram em dois turnos, reunindo uma turma do Pré I e duas turmas do Pré II, com 24 alunos e 6 professores no turno da manhã e uma turma do Pré I e outra do Maternal II, com a participação de 26 alunos e 5 professores no turno da tarde. Foram confeccionadas diversas iscas com a participação dos alunos e utilização de material reciclado, como garrafa pet, papel jornal e lona preta. Para atrair os enxames é borrifado uma mistura de própolis diluído em álcool nas iscas.

Após finalizar a montagem, professores e alunos visitaram pátios de moradores da comunidade, que possuem local com diversidade de árvores, nas proximidades da escola, para instalar as iscas. Serão feitas vistorias a cada 15 dias para ver se as iscas atraem novos enxames. A expectativa é de conseguir ampliar os enxames e a diversidade de espécies de abelhas na escola.

A escola está organizando, em conjunto com o CETAP, um evento no dia 5 de novembro, para divulgar o trabalho realizado sobre esse tema na escola. Estão previstas oficinas sobre manejo de abelhas sem ferrão, exposição de trabalhos e troca de experiências. Além da comunidade escolar local, o evento será aberto para todos os interessados no tema da educação ambiental e na criação de abelhas nativas sem ferrão.

Fotos: Equipe da EMEI Padre Alcides - Passo Fundo/RS

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos