Apresentações culturais foram destaque na Assembleia Latino-americana da Rede Terra do Futuro

  • -

Apresentações culturais foram destaque na Assembleia Latino-americana da Rede Terra do Futuro

A assembleia reuniu representantes de 24 organizações, vindos de 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Suécia e Uruguai. Para compartilhar um pouco da cultura local, o CETAP, como organização anfitriã, organizou uma série de apresentações com grupos de Passo Fundo/RS durante as noites do encontro.

Contamos com a apresentação do Grupo de Percussão do Lar da Menina, mantido pela Fundação Lucas Araujo. Um grupo com cerca de 30 crianças que realizam atividades de reforço escolar e oficinas formativas e artísticas no contraturno escolar, sob a regência do professor Robertinho, encantou e emocionou os participantes, com muita energia e uma alegria contagiante ao som de diferentes tambores, muitos confeccionados por eles mesmos, com material reciclado.

A apresentação de capoeira foi marcante, especialmente para o grupo de estrangeiros, que descobriram um pouco mais sobre a história da capoeira, seu significado ancestral e sua importância cultural. Contamos com a presença de dois grupos de capoeira angola de Passo Fundo, o Grupo Salve Capoeira, do contramestre Testa e Grupo Liberdade Casa Grande, do contramestre Milico. No final da apresentação, os participantes da assembleia foram convidados a entrar na roda, aprendendo alguns passos e também se soltando no samba.

A Invernada Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda montou uma apresentação para mostrar algumas das danças do folclore gaúcho aos visitantes. A primeira prenda do CTG ficou encarregada de falar um pouco mais sobre o trabalho realizado e o cultivo das tradições, especialmente a partir dos grupos de invernadas artísticas e campeiras. As vestimentas típicas e a alegria dos jovens ao dançarem chamaram a atenção de todos e motivaram a entrar no salão, aprendendo os passos da vanera e dançando junto no final da apresentação.

Também tivemos a apresentação do grupo musical Poncho Velho, que brindou a todos e todas com uma seleção de músicas do cancioneiro gaúcho, entre vencedoras de festivais nativistas e músicas que não podem faltar num bom fandango. Neste dia, o grupo de participantes foi ampliado, recebendo também outros integrantes da equipe do CETAP, que puderam se integrar com os demais e movimentar o salão. Destaque para os momentos de músicas latino-americanas que levaram todos para a pista de dança, numa bela integração de povos irmãos.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress