Projeto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos amplia número de famílias envolvidas

  • -

Projeto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos amplia número de famílias envolvidas

Novas famílias que fazem parte dos núcleos de certificação da Rede Ecovida de Agroecologia, nas regiões Alto Uruguai e Planalto do Rio Grande do Sul estão sendo incluídas no Projeto Agroecologia na América Latina: construindo caminhos. Inicialmente, 15 famílias se envolveram na proposta e agora, no terceiro semestre do projeto, a equipe técnica do CETAP está realizando reuniões e visitas para ampliar o número de pessoas envolvidas e aumentar a base de dados da produção agroecológica na região.

Nas visitas e reuniões com as agricultoras e agricultores agroecológicos assessorados pelo CETAP está sendo apresentada a proposta geral do projeto e também detalhes sobre a utilização do aplicativo LiteFarm, destacando seus benefíciosno planejamento da produção e na gestão das propriedades. O objetivo é que mais famílias possam estar se integrando ao projeto e passem a usar o aplicativo, que é fornecido de forma totalmente gratuita. Neste momento, têm-se um olhar especial para o envolvimento de mais mulheres e jovens agricultores no projeto.

O projeto é uma iniciativa piloto que busca coletar e sistematizar evidências científicas para o desenvolvimento de Indicadores da Agroecologia. Para isso está sendo utilizado um sistema web, que também pode ser acessado através de um aplicativo para celular. Este aplicativo, desenvolvido pela Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), no Canadá, está sendo formatado e adaptado com a contribuição de diferentes organizações, a partir deste trabalho de campo.

Com o formato de uma pesquisa-ação, o projeto conta atualmente com a participação de mais de 100 famílias agricultoras espalhadas por cinco países latino-americanos: Brasil, Paraguai, México, Equador e El Salvador. É uma iniciativa desenvolvida através de cooperação internacional entre a Fundação Interamericana (IAF), a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) – através da professora canadense Dr. Hannah Wittman, o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro – Brasil) e sete organizações que promovem a Agroecologia na América Latina. São elas: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – Rio Grande do Sul), Movimento Mecenas da Vida (Bahia), Centro Campesino e Rede Tijtoca Nemiliztli (México), Fundesyram (El Salvador), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador (Messe – Equador), Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguay).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress