Alunos do Ensino Médio de Água Santa realizam intercâmbio para conhecer diferentes potencialidades da agroecologia

  • -

Alunos do Ensino Médio de Água Santa realizam intercâmbio para conhecer diferentes potencialidades da agroecologia

Um grupo de 30 pessoas, entre alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Cláudio Antônio Benvegnú, de Água Santa/RS, realizou uma visita, dia 24 de outubro, em duas propriedades rurais no município de Sananduva/RS, uma na comunidade do Mão Curta e outra na Comunidade do Lajeado Bonito. O objetivo do intercâmbio foi demonstrar para os alunos, diferentes potencialidades que podem ser trabalhadas na agricultura, trazendo o papel do empreendedorismo, da inovação na busca por novas formas de produção, com técnicas mais sustentáveis.

O intercâmbio iniciou na parte da manhã com uma visita na propriedade da família Pertile, que tem a produção orgânica certificada. Na oportunidade foi explanado sobre o histórico da propriedade, como eles obtiveram e mantém a certificação orgânica através da Rede Ecovida de Agroecologia, quais alimentos são produzidos e a forma de produção. Ainda foi dialogado sobre como historicamente vem sendo realizado o sistema de processamento artesanal da cana de açúcar.

No período da tarde, os alunos e professores visitaram o Sítio Dossel, propriedade que realiza o manejo de mais de 100 tipos de alimentos em sistema agroflorestal. Ali os participantes puderam acompanhar as mais diferentes fases do sistema agroflorestal, desde áreas em implantação, até áreas já com quatro anos de manejo.

A atividade foi organizada pela equipe técnica do CETAP, através do convênio com a Prefeitura Municipal de Água Santa, com o apoio da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Cláudio Antônio Benvegnú. A equipe técnica do CETAP se colocou à disposição para auxiliar em demandas futuras para aprofundar mais informações sobre os temas abordados.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress