Alunos da UFSM visitam o Cetap para conhecer o trabalho realizado com agricultores agroecológicos

  • 0

Alunos da UFSM visitam o Cetap para conhecer o trabalho realizado com agricultores agroecológicos

Alunos do 7º semestre dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, visitaram a sede do Cetap, em Passo Fundo, nesta sexta-feira, dia 22 de junho. O grupo, de aproximadamente 40 alunos, organizou a viagem para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Cetap junto aos agricultores agroecológicos da região. A visita integra as atividades da disciplina de Extensão e Desenvolvimento Rural, ministrada pelo professor Oscar Agustín Torres Figueredo.

Inicialmente foi feira uma apresentação sobre a história do Cetap, o trabalho realizado, a estrutura e as áreas demonstrativas acompanhadas pela entidade. Em seguida foi abordada a temática da agroecologia, destacando a viabilidade desta proposta e os benefícios deste tipo de produção de alimentos, em termos sociais, ambientais e econômicos, que resultam também numa mudança de comportamento e das relações entre as pessoas envolvidas.

Os alunos fizeram questionamentos sobre a distribuição e comercialização dos produtos agroecológicos e o funcionamento do trabalho de extensão rural desenvolvido pelo Cetap. Foi explicado que o acompanhamento aos agricultores não está baseado na periodicidade das visitas técnicas, mas no monitoramento da produção e na ajuda para solução de problemas através de visitas agendadas, além da crescente utilização do telefone, da internet e de aplicativos de mensagens. “Acreditamos numa extensão onde o próprio agricultor ajuda os outros agricultores, trocando experiências e trabalhando cada vez mais integrados em redes de produção e comercialização”, destacou Lauro Foschiera, da equipe de coordenação do Cetap.

Outro aspecto abordado foi o da sucessão rural e de como a agroecologia interfere neste processo. Este modelo permite uma maior integração familiar, seja do ponto de vista das decisões, da administração das receitas e mesmo da maior demanda de mão de obra, tendo muito mais trabalho artesanal em comparação ao agronegócio, que cada vez está mais mecanizado. Fica evidente nas famílias que participam de feiras ecológicas uma nova organização da produção e das relações, com papel de destaque para as mulheres e jovens.

O trabalho com sistemas agroflorestais também foi destacado na visita, apresentando um pouco da experiência do Cetap em consorciar a produção de alimentos com as árvores, aproveitando a grande diversidade de frutas nativas da Mata Atlântica. Neste sentido, os alunos também conheceram a proposta e os produtos desenvolvidos e comercializados pelo empreendimento Encontro de Sabores, que utiliza as frutas nativas da região na elaboração de pratos especiais, panificados, salgados, picolés, sucos, entre outros. Esta nova proposta busca integrar agricultores e o público urbano, apresentando novas formas de distribuição e sensibilização para os alimentos agroecológicos.

Por fim, foram apresentados alguns aspectos que dificultam uma produção mais diversificada de alimentos, especialmente os agroecológicos. Os alunos foram desafiados a continuar estudando estes temas e debatendo a agroecologia no ambiente acadêmico. A avaliação foi bastante positiva e abriu-se a possibilidade de realizar uma nova visita a campo, para observar na prática o trabalho desenvolvido pelos agricultores agroecológicos.

 

[FAG id=508]


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress