Alimentos e equipamentos para cozinhas solidárias, água e kits de higiene são doados para atingidos pelas enchentes no RS

  • -

Alimentos e equipamentos para cozinhas solidárias, água e kits de higiene são doados para atingidos pelas enchentes no RS

Na quinta-feira, dia 16 de maio, o CETAP coordenou a primeira entrega de doações da Campanha de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, promovida pela Rede Ecovida de Agroecologia e a Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS. Foram adquiridas e doadas 10 toneladas de alimentos, água, produtos de higiene e limpeza, colchões, cobertas, travesseiros, além de equipamentos e utensílios de infraestrutura básica para duas cozinhas solidárias que preparam marmitas para os desabrigados em Lageado e Porto Alegre.

Um dos desafios foi a gestão logística para efetuar o carregamento dos produtos e a entrega nas regiões afetadas. O caminhão iniciou o carregamento em Três Arroios, no pavilhão da Associação Ecoterra, no extremo norte gaúcho. Depois foram adicionados produtos que estavam armazenados na sede do CETAP, em Passo Fundo e seguiu-se viagem para a cidade de Lageado/RS, no Vale do Taquari. Na sequência, foram usadas estradas alternativas para carregar mais produtos e levar até a capital gaúcha, numa longa e complicada viagem.

Em Lageado, as doações foram entregues na cozinha solidária organizada pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens). Além de alimentos, foram entregues água e equipamentos necessários para o início da produção das marmitas, como freezer e gerador de energia. Com isso, em conjunto com a cozinha solidária de Estrela/RS e os espaços organizados nos municípios de Roca Sales e Arroio do Meio, a expectativa é entregar 5 mil marmitas por dia.

Na continuidade do caminho para a capital, foram carregados 3.200 quilos de arroz orgânico, adquiridos das cooperativas de produção do MST. Os alimentos, itens de higiene pessoal e equipamentos para melhorar a estrutura montada, como panelas e freezer, foram entregues na cozinha solidária do Bairro Azenha, que funciona no Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e atende em média 2.000 pessoas diariamente.

Os produtos foram adquiridos através de um projeto de parceria com a Fundação Banco do Brasil, que beneficiará aproximadamente 1.200 famílias, nos municípios de Arroio do Meio, Roca Sales, São Leopoldo, Canoas, Caxias do Sul, Lajeado e Porto Alegre, abrangendo 4.000 pessoas que foram afetadas pelas enchentes. Além de alimentos para a produção das marmitas, como arroz, feijão, carne, aipim, batata… os recursos repassados pela Fundação BB também possibilitam equipar melhor as cozinhas e distribuir kits de higiene, com escova e creme dental, sabão, absorvente, fraldas, entre outros. Nos próximos dias serão feitas novas entregas.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress