Alimentos Agroecológicos: aproximando pessoas e mudando atitudes

  • -

Alimentos Agroecológicos: aproximando pessoas e mudando atitudes

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares está lançando, neste mês de setembro, uma revista que aborda a temática do abastecimento alimentar a partir da produção e da comercialização de alimentos agroecológicos, regulamentados no Brasil pela Lei 10.831, de 2003. O objetivo é compartilhar a caminhada realizada pelas famílias agricultoras nas regiões de atuação do CETAP, destacando as principais conquistas e alguns aprendizados.

Os pioneiros da produção de alimentos agroecológicos foram famílias agricultoras que, além de cultivar a terra, se desafiaram a buscar novos espaços de comercialização, que acontece, na maioria das vezes, de forma direta, resultando num processo muito rico de integração entre produtores e consumidores. Isso estimula novos diálogos, equilibra interesses e estabelece parcerias entre quem produz, quem oferta e aqueles que procuram alimentos mais saudáveis, provenientes de dinâmicas mais sustentáveis.

Este processo, no entanto, também é muito desafiador. Como conquistar novos adeptos a esta proposta? Que estratégias utilizar para ampliar as vendas e identificar novas demandas, sem contar com uma grande estrutura de comunicação? Como consolidar esta relação de confiança e manter constante diálogo entre produtores e consumidores? A caminhada realizada, relatada na revista, apresenta algumas sugestões para essas e tantas outras questões que fazem parte da importante missão de produzir alimentos sustentáveis, contribuindo para o reequilíbrio ambiental dos agroecossistemas e suas funcionalidades ecológicas, de forma que sejam acessíveis por meio de dinâmicas de intercooperação entre os diferentes atores, impulsionando o desenvolvimento local com base nos princípios da economia solidária.

Além da revista impressa, serão disponibilizadas no site do CETAP versões digitais em língua portuguesa, espanhola e inglesa. Clique no link abaixo para ver a revista e boa leitura!

Leia a versão digital da revista em língua portuguesa.

Leia a versão digital em língua espanhola

Leia a versão digital em língua
inglesa


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress