Alimento Raiz comemora um ano de criação

  • -

Alimento Raiz comemora um ano de criação

No dia 30 de outubro aconteceu o evento em comemoração ao primeiro ano de criação do Alimento Raiz, em Vacaria/RS. A atividade proporcionou a integração entre consumidores urbanos, extrativistas, agricultores agroecologistas e a equipe técnica do CETAP, responsável pela organização do encontro. Além da convivência entre quem produz, quem processa e quem consome os alimentos, os participantes puderam conhecer um pouco mais da proposta do Alimento Raiz e degustar uma variedade de alimentos preparados pelo Encontro de Sabores.

O Alimento Raiz se propõe a ser um coletivo de produção e consumo responsável, apoiado na agroecologia e na economia solidária. Este trabalho envolve diferentes parceiros: agricultores que cultivam as frutas nativas e realizam o extrativismo sustentável; o CETAP que assessora estes agricultores no trabalho de conservação e promoção da sociobiodiversidade local e produção de alimentos agroecológicos; o Encontro de Sabores, empreendimento responsável por receber a produção dos agricultores e realizar o processamento, resultando em produtos como as polpas, picolés, panificados e salgados; e os consumidores urbanos, que integram esta cadeia se beneficiando de produtos saudáveis e de qualidade, além de garantir a viabilidade econômica desta proposta.

O Encontro de Sabores surgiu a partir da proposta do CETAP de incentivar e propor novas dinâmicas de comercialização, desenvolvendo estratégias para promover e aumentar, cada vez mais, o consumo das frutas nativas e demais produtos da sociobiodiversidade do estado do Rio Grande do Sul. Hoje o empreendimento tem um papel importante na articulação entre os diferentes atores do grupo Alimento Raiz, sendo responsável por viabilizar a logística de transporte, processamento e armazenamento dos produtos, além de atuar também na comercialização e distribuição.

Conforme este trabalho avança, novos agricultores vão se integrando ao grupo e modificando sua forma de produção, passando a cultivar os alimentos de forma agroecológica e caminhando rumo a certificação de produção orgânica. Além do trabalho de assessoria técnica produtiva, o CETAP também desenvolve uma campanha de promoção ao “Consumo Consciente e Responsável”, incentivando que as pessoas conheçam mais profundamente a origem e os impactos dos alimentos que consomem. Procure se perguntar sempre: quem e o que você alimenta quando se alimenta?


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress