Agricultores trocam experiências sobre técnicas para ampliar produção de alimentos orgânicos

  • -

Agricultores trocam experiências sobre técnicas para ampliar produção de alimentos orgânicos

Um intercâmbio realizado no dia 13 de abril reuniu agricultores agroecologistas da região Alto Uruguai gaúcha, representantes da Cresol, Cooperval e equipe técnica do CETAP. O grupo de 18 pessoas visitou experiências de produção nos municípios de Aguas Frias/SC e Bandeirante/SC. O intercambio foi muito produtivo, foram apresentadas técnicas que podem auxiliar os agricultores a avançarem no aumento do volume de produção, além de promover o debate sobre a necessidade de garantir uma maior diversidade de alimentos orgânicos, para atender a uma demanda cada dia maior por estes produtos.

A primeira visita foi a um agricultor ecologista no município de Aguas Frias, que produz tomate orgânico e está iniciando a produção de maracujá. Ali foi discutido sobre manejo e tratamentos utilizados para manter a sanidade da cultura, aceitabilidade de mercado e os desafios enfrentados pelo jovem casal. Pela parte da tarde foi visitado um agricultor que produz batata doce orgânica em grande escala. A propriedade possui todo um sistema de produção mecanizado, desde o plantio até a lavagem da batata doce.

Toda a produção orgânica das famílias visitadas é comercializada através da associação Ecoterra, com sede em Três Arroios/RS e que envolve famílias de toda a região, fazendo parte da rede de abastecimento do Circuito Sul de Circulação de Alimentos da Rede Ecovida de Agroecologia.

Este intercâmbio para troca de experiências entre agricultores e equipes técnicas foi organizado pelo CETAP e pela Ecoterra, integrando as atividades do projeto de cooperação para promoção da agricultura sustentável e segurança alimentar, em parceria com a Fundação Interamericana (IAF).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress