Agricultores de Aratiba recebem mudas de árvores nativas para recuperação de nascentes e ampliação de agroflorestas

  • -

Agricultores de Aratiba recebem mudas de árvores nativas para recuperação de nascentes e ampliação de agroflorestas

Agricultores e agricultoras de Aratiba/RS que estão envolvidos em ações de desenvolvimento da agroecologia ou vinculados ao projeto de ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da sociobiodiversidade receberam a doação de mudas de árvores nativas. A entrega foi no dia 3 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores do município.

Participaram 30 pessoas, entre famílias agricultoras, equipe técnica do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e representantes do Consórcio Itá e da Secretaria do Meio Ambiente de Aratiba. O objetivo principal foi realizar a entrega de mudas de árvores nativas, doadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Aratiba, em parceria com o Consórcio Itá, às famílias agricultoras que irão fazer a recuperação de nascentes de água e também investir no desenvolvimento e enriquecimento da biodiversidade de sistemas agroflorestais.

As representantes do Consórcio Itá abordaram o processo de preparo das mudas no viveiro, a partir da coleta de sementes na região do entorno da Usina Hidrelétrica de Itá, ressaltando a importância da preservação e multiplicação das espécies nativas. Também foram feitas orientações técnicas sobre o plantio e cuidado com as mudas. Os agricultores realizarão o plantio das mudas nos próximos dias, recebendo visitas técnicas de orientação e acompanhamento, feito pelo CETAP.

Esta ação faz parte do projeto “Ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da Sociobiodiversidade, em propriedades de agricultores familiares das regiões Norte e Nordeste do RS” e contempla agricultores que vem desenvolvendo sistemas agroflorestais no município. Este projeto é uma parceria do CETAP com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA/RS) e a RGE.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress