Abertura da colheita de pitaya em Itatiba do Sul

  • -

Abertura da colheita de pitaya em Itatiba do Sul

O dia 21 de fevereiro marcou a abertura da colheita de pitaya com a realização de um evento na propriedade da família de José Valério Cavalli, localizada na comunidade de Sete Lagoas, em Itatiba do Sul/RS. Estiveram presentes representantes do poder público municipal, como a prefeita em exercício, vereador e a secretária da agricultura, além de integrantes da equipe técnica do CETAP e da EMATER e representantes da Cresol, do Sindicato de Trabalhadores Rurais, da Universidade da Fronteira Sul (UFFS), de grupos de feirantes e famílias agricultoras da região.

O evento teve como objetivo divulgar as características da fruta e promover o consumo e a comercialização da pitaya. Iniciou-se com uma caminhada pela área de produção da pitaya, onde foram abordados aspectos relacionados ao cultivo, produção, manejo e comercialização da fruta. Destaca-se que a área é manejada em sistema orgânico, tendo certificação participativa pela Rede Ecovida de Agroecologia.

O agricultor José Cavalli compartilhou detalhes sobre o processo de implantação da cultura da pitaya, ressaltando os desafios enfrentados, como a falta de conhecimento sobre a cultura, adaptação aos diferentes climas e introdução do produto no mercado. Ele também destacou os apoios que recebeu, especialmente da prefeitura, do CETAP e da Cresol e como almeja o futuro da produção, alcançando mercados maiores e garantindo a demanda permanente pela fruta.

A área de cultivo é de 0,5 hectare, com uma estimativa de produção de 4 toneladas da fruta para este ano, sendo a safra prevista de fevereiro a maio. Atualmente, a principal forma de comercialização é através de feiras locais e vendas diretas. O evento destacou a importância da colaboração entre o setor público, organizações de assessoria e demais parceiros, além das próprias famílias agricultoras, na promoção do desenvolvimento sustentável e da geração de renda local.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress