24ª Festa do Pinhão de São Francisco de Paula

  • -

24ª Festa do Pinhão de São Francisco de Paula

A tradicional festa do pinhão de São Chico foi realizada de 10 a 12 de junho. Estima-se que, durante os três dias de evento, cerca de 25 mil pessoas tenham passado pelo Atlético Serrano, local da festa. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto, de São Francisco de Paula/RS. O CETAP, que mantém um convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município, foi convidado a integrar seu estande na exposição.

No estande, o CETAP teve como objetivo criar um espaço de trocas e conscientização com o público sobre a importância do pinhão, mas também de toda a biodiversidade de espécies que ocorrem juntamente com a Araucária. Estima-se que mais de 600 pessoas, entre agricultores, consumidores, estudantes, feirantes e entusiastas de diferentes regiões do estado do RS passaram no estande do CETAP durante a festa do pinhão. Isso demonstra a importância e o crescente interesse, tanto do público urbano, como do rural, sobre a temática que engloba vários elementos do trabalho com a agroecologia.

Goiaba-serrana, Araçá-vermelho e Uvaia foram alguns dos sucos das frutas nativas que os visitantes que visitaram o estande puderam experimentar. Além disso, houve a distribuição de sementes e tubérculos de aproximadamente 70 variedades, incluindo milhos, feijões, pipocas, abóboras, amendoins, batatas… buscando multiplicar e manter viva a genética das variedades antigas. Na ocasião, ocorreu também a distribuição de mudas de frutíferas nativas para o plantio, seja em pomares domésticos, seja em áreas públicas, atentando e orientando sobre os cuidados técnicos para o melhor desenvolvimento das plantas.

Fotos: Andressa Ramos e Cássio Hoffmann


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress