2º Encontro sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão na Região Alto Uruguai

  • -

2º Encontro sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão na Região Alto Uruguai

Com o tema “Manejo de meliponíneos no inverno: alimentação e sistemas de aquecimento para fortalecimento dos enxames” aconteceu, no dia 1º de maio de 2022, mais um encontro de troca de experiências entre meliponicultores da região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul. O local escolhido foi a Comunidade de Linha América, interior do município de Erechim.

Durante o dia foram abordados temas relacionados ao manejo de meliponíneos no inverno, como alimentação proteica, energética e sistemas de aquecimento de enxames, como forma de melhorar o conforto das colmeias em período de frio intenso. A atividade foi uma parceria entre o Grupo dos Meliponicultores do Alto Uruguai (GMAU), o CETAP e o CAPA, com apoio dos projetos de cooperação com a  Cresol e a Misereor. O objetivo foi possibilitar um momento de integração entre os meliponicultores e também oferecer formação técnica para avançar na qualificação do trabalho.

O encontro contou com a contribuição do meliponicultor Cleumar Liebert, de São Miguel do Oeste/SC, que abordou a importância das abelhas nativas sem ferrão (ASF) na natureza e a complementação da alimentação para sobrevivência das colméias. O meliponicultor Evandro Cantele, de Barão do Cotegipe/RS, abordou o processo de aquecimento das colméias para períodos de frio. Participaram deste encontro meliponicultores que estão iniciando a criação de abelhas sem ferrão e também meliponicultores mais experientes, em busca de qualificar seu trabalho.

Na oportunidade foram sorteados alguns brindes para os participantes, cedidos pelos meliponicultores e entidades que organizaram o encontro. Para finalizar, foi realizado um coquetel a base de frutas nativas, organizado pelo empreendimento Encontro de Sabores, de Passo Fundo/RS.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress