18ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade

  • -

18ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade

A cidade de Irati, no Paraná, sediou a 18ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, nos dias 16 e 17 de setembro de 2022. A feira é um evento tradicional, que reúne caravanas de diferentes regiões do sul do Brasil com o objetivo de intercâmbio de experiências de produção, bem como oportunizar a troca de sementes e mudas, com diferentes atividades de formação sobre este tema.

O CETAP organizou um grupo que viajou para este intercambio, com agricultores e agricultoras vinculados aos núcleos Planalto e Alto Uruguai da Rede Ecovida de Agroecologia. Participaram agricultores dos municípios de Água Santa, Cacique Doble, Santo Antônio da Palma, Mato Castelhano, Passo Fundo, Erval Grande, Barrão de Cotegipe e Sananduva.

Na sexta-feira, dia 16, foi organizada a banca com materiais para exposição e trocas de sementes. Na parte da tarde aconteceram oficinas técnicas, sendo uma delas realizada pela equipe técnica do CETAP, sobre o tema abelhas nativas sem ferrão e sua importância para a sociobiodiversidade. Logo após, aconteceu a abertura do Seminário sobre Alimentação Saudável. No decorrer da tarde e noite continuou a exposição e comercialização das sementes crioulas. No sábado, dia 17, foi realizada a abertura oficial da Feira, com a continuidade das exposições e trocas de sementes.

O grupo que participou avaliou como bastante positivo o intercâmbio, destacando a importância de se trabalhar pelo resgate e utilização das sementes crioulas na produção agroecológica. Esta atividade integra as ações do projeto Consumidores e Agricultores em Rede, que conta com o apoio da Misereor e é desenvolvido em parceria pelo CETAP, no Rio Grande do Sul, pela AS-PTA, no Parará e pelo Cepagro e Centro Vianei, em Santa Catarina.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress