10º Encontro Estadual da Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS

  • -

10º Encontro Estadual da Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS

Nos dias 7 e 8 de dezembro aconteceu o 10º Encontro Estadual da Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS (CPSFN), em Passo Fundo/RS. Estiveram reunidas aproximadamente 50 pessoas, representando grupos de agricultores e agricultoras, extrativistas, organizações de assessoria técnica e empreendimentos de processamento e comercialização de produtos da biodiversidade nativa do Rio Grande do Sul.

Neste ano o encontro teve como destaque a capacitação técnica sobre materiais genéticos para cultivo nos sistemas agroflorestais e áreas de restauração. O objetivo foi partilhar e ampliar os conhecimentos dos atores da cadeia produtiva solidária e seus parceiros, sobre o trabalho com sementes, mudas e propágulos de espécies nativas do Rio Grande do Sul.

Leandro Del Ri, engenheiro florestal da SEMA/RS, atua como pesquisador do Banco de Sementes do Jardim Botânico de Porto Alegre/RS

Com a assessoria de Leandro Del Ri, engenheiro florestal da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS), que atua como pesquisador do Banco de Sementes do Jardim Botânico de Porto Alegre, foram apresentados diferentes aspectos e características das espécies nativas, abordando cuidados que precisam ser observados na coleta de frutos e sementes e orientações para seu armazenamento, buscando manter seu potencial de germinação. Na sequência, o foco foram as espécies prioritárias que serão trabalhadas pela CPSFN no próximo ano, abordando técnicas de plantio das sementes, mudas e propágulos e trocando experiências sobre o manejo destas espécies.

O segundo dia foi para fortalecer o processo organizativo da Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas. Além da abertura de espaço para indicação de novos membros para a cadeia, foi feita a recomposição da Coordenação Estadual, responsável por conduzir os trabalhos até o próximo Encontro Estadual. Um momento importante foi a composição e aprovação do Grupo de Trabalho sobre Comercialização, que será responsável por realizar estudos, debater e propor ações nesta área, visando o fortalecimento e ampliação da CPSFN. Além da participação da equipe técnica do CETAP na coordenação deste evento, o encontro teve apoio do projeto desenvolvido pelo CETAP em parceria com a Neoenergia.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress