
Intercâmbio na serra gaúcha aborda processamento do mel de Abelhas Nativas
No dia 23 de agosto a equipe técnica do CETAP mobilizou um grupo de meliponicultores para um intercâmbio de experiências de trabalho no processamento do mel de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ANSF), no município de Nova Petrópolis, na serra gaúcha.
A visita foi realizada na Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis (Nova Mel). Primeiro na agroindústria da associação e depois no meliponário da família Voltz, onde também foi possível conhecer o trabalho com as abelhas nativas e seus meliprodutos no empreendimento Rosal Mel. Nesta ocasião, foi possível compreender os caminhos percorridos pela associação até a obtenção da autorização para o processamento e comercialização do mel das abelhas nativas. O grupo de intercambistas ficou muito grato pela receptividade e partilha da Nova Mel e da família Voltz.
Esse intercâmbio faz parte de um conjunto de atividades do projeto “fortalecendo, conservando e mantendo a biodiversidade nativa no Rio Grande do Sul”, com foco na proteção e conservação da água e áreas de extrativismo sustentável, buscando fortalecer ações com as abelhas nativas sem ferrão do RS, nas regiões de atuação do projeto que tem o apoio da Fundação Banco do Brasil.