Curso reúne consumidores para debater sobre experiências de abastecimento e comercialização de alimentos ecológicos

  • -

Curso reúne consumidores para debater sobre experiências de abastecimento e comercialização de alimentos ecológicos

O terceiro módulo do Curso de Formação sobre Consumo Consciente e Responsável e Agroecologia foi realizado em Passo Fundo/RS, nos dias 23 e 24 de março de 2019. O objetivo é difundir conhecimentos sobre agroecologia, segurança alimentar e nutricional e consumo responsável, para que o público  consumidor possa atuar como sensibilizador no seus ambientes de convívio e também auxiliar os grupos de agricultores na construção de um sistema de produção sustentável, limpo e justo. Este processo formativo também incentiva os cursistas a atuarem no fortalecimento de grupos locais de consumidores e agricultores agroecológicos.

Aproximadamente 60 cursistas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram desta etapa. Através da apresentação de diferentes experiências locais e regionais, foi abordada a temática do abastecimento e comercialização de alimentos ecológicos, buscando ressaltar a importância do público consumidor na consolidação de um ambiente alimentar mais adequado, saudável e sustentável. O grupo também fez uma visita na Feira Ecológica de Passo Fundo, onde teve a oportunidade de conversar com os feirantes e a coordenação da Coonalter, cooperativa responsável pela organização das cinco feiras ecológicas na cidade.

Entre os espaços e estratégias de comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos foram destacadas as feiras ecológicas, a comercialização através de sacolas e cestas de alimentos, com entrega à domicílio ou retirada em locais determinados, o Circuito de Comercialização da Rede Ecovida e a Cadeia de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul. Também foi apresentado um novo modelo de comercialização que está sendo construído por uma cooperativa urbana em Porto Alegre/RS e  iniciativas de restaurantes como a Utopia, de Sananduva/RS, que monta seu cardápio a partir da disponibilidade semanal de alimentos de agricultores ecologistas locais, apresentando uma nova lógica de oferta e demanda quem tem impacto direto nos custos operacionais do empreendimento. Finalizando o painel, também foram debatidos os programas governamentais e políticas públicas que tratam da comercialização e aquisição de alimentos orgânicos.

Aprofundando o debate sobre o consumidor também como protagonista no desenvolvimento da agroecologia, foram relatadas algumas experiências de grupos organizados no espaço urbano, como o Coletivo Boia Bacana, de Passo Fundo/RS, formado em sua grande maioria por jovens, muitos deles universitários; o Grupo Artemisia, de Lages/SC, formado prioritariamente por mulheres; e a Célula de Consumo Responsável, de Florianópolis/SC, que através de uma articulação com a Universidade Federal de Santa Catarina, está construindo uma tecnologia social para fortalecer a comercialização de alimentos ecológicos. Outro ponto que fez parte das discussões foi o papel dos consumidores no fortalecimento da Rede Ecovida de Agroecologia, com destaque para a organização de grupos de consumidores e sua integração nos núcleos da rede.

Este curso é uma das principais ações do Projeto Consumidorxs e Agricultorxs em Rede, que busca contribuir para a mudança nos hábitos de produção e consumo, garantindo a segurança e soberania alimentar e nutricional da população, visando a promoção da agroecologia. O projeto é financiado pela Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para cooperação ao desenvolvimento, sendo executado em conjunto por quatro entidades que atuam na região sul do Brasil: Cetap (Centro de Tecnologias Alternativas Populares), no Rio Grande do Sul, AS-PTA (Assessoria em Serviços e Projetos em Agricultura Alternativa, Agricultura Familiar e Agroecologia), no Paraná e Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo) e Vianei (Associação Vianei de Cooperação e Intercâmbio no Trabalho, Educação, Cultura e Saúde) em Santa Catarina.  Cada módulo do curso acontece no território de abrangência de uma destas entidades, sendo que esta etapa esteve sob a coordenação do Cetap. O quarto e último módulo do curso acontece no segundo semestre deste ano, na cidade de Florianópolis/SC.

Wordpress Photo Gallery

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress