Alunos da Educação Infantil visitam Unidade de Referência em Meliponicultura Urbana na sede do CETAP

  • -

Alunos da Educação Infantil visitam Unidade de Referência em Meliponicultura Urbana na sede do CETAP

No dia 26 de outubro um grupo de alunos da Educação Infantil do Colégio Marista Conceição, de Passo Fundo/RS, realizou uma visita na sede do CETAP, para conhecer o Meliponário Urbano e conversar sobre a importância das abelhas para a polinização e produção de alimentos.

O grupo de aproximadamente 25 crianças, acompanhado das professoras, assistiu um pequeno vídeo sobre o papel das abelhas na natureza e conversou com a equipe técnica do CETAP sobre as características das melíponas e diferenças entre abelhas com ferrão e as abelhas nativas do nosso estado, que não possuem ferrão.

Os alunos foram divididos em grupos para observarem algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão (ASF) que fazem parte do meliponário instalado na sede do CETAP, no Bairro Boqueirão, em Passo Fundo. As crianças, com aproximadamente cinco anos de idade, puderam observar e conversar sobre as caixas racionais, as diferentes formas dos discos de cria das abelhas, a organização do trabalho e características dos enxames, além de ter um contato direto com estas abelhas, que são dóceis e não oferecem risco para as pessoas.

O grupo também teve a oportunidade de conhecer o espaço físico da sede do CETAP, que possui um conjunto de árvores nativas. Também foram realizados jogos lúdicos e educativos sobre o tema das abelhas. A proposta é preparar outros momentos como este, abrindo o espaço do CETAP para visitação e educação ambiental para a comunidade local.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress