Carijada Serrana em São Francisco de Paula

  • -

Carijada Serrana em São Francisco de Paula

Entre os dias 20 e 22 de maio, um grupo de 30 agricultores, estudantes, técnicos e pesquisadores realizaram todo o processo para a fabricação da erva-mate, desde a construção da estrutura, manejo da colheita do erval nativo, sapeco, enfeixamento, secagem, cancheamento e moagem. A atividade aconteceu no Caconde, São Francisco de Paula/RS.

O uso e aproveitamento da sociobiodiversidade nativa tem sido um dos pilares da atuação do Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP, especialmente na região dos Campos de Cima da Serra. Neste sentido, o “carijo” tem por objetivo resgatar o processo artesanal de fabricação da erva-mate, a partir da intersecção do conhecimento dos guaranis e a colonização que remonta um período de mais de 300 anos.

Na família dos agricultores Elmar Souza e Maria Goretti, o feitio da erva-mate artesanal era comumente feito pelas gerações passadas, mas que há vários anos não era realizado, portanto, uma possibilidade de retomar uma prática importante do ponto de vista sociocultural.

Estiveram envolvidos na organização desta carijada, além da família agricultora que sediou a atividade, o CETAP o Grupo Gralha Azul e a Câmara Temática das Agroflorestas da Região dos Campos de Cima da Serra. Apoiaram o evento a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de São Francisco de Paula, o projeto de cooperação com a Fundação Interamericana e o Coletivo Catarse.

Fotos: Coletivo Catarse


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress