Agricultores de Erval Grande visitam a Ecoterra para conversar sobre a comercialização de produtos orgânicos

  • -

Agricultores de Erval Grande visitam a Ecoterra para conversar sobre a comercialização de produtos orgânicos

Um intercambio regional, realizado no dia 30 de março 2022, em Três Arroios/RS, reuniu 25 pessoas, entre agricultores familiares, equipe técnica do CETAP, representantes das Cooperativas CRESOL e COOPERVAL, além da Secretaria de Agricultura de Erval Grande/RS. A atividade atendeu uma demanda do grupo do município de Erval Grande que desejava conhecer mais profundamente as dinâmicas de comercialização organizadas pela associação Ecoterra.

Durante a atividade, foi apresentada a trajetória histórica da Associação Regional de Cooperação e Agroecologia (Ecoterra), com sede no município de Três Arroios, mas que envolve também famílias de municípios vizinhos. Por dois momentos de crise, ao longo da sua história, grande parte dos associados se afastaram das dinâmicas da associação, mas com muita persistência de um grupo menor de associados foi possível ir construindo mercados sólidos e que, graças a isso, hoje em torno de 120 famílias comercializam sua produção orgânica por meio das logísticas de distribuição realizadas pela associação. Ainda na oportunidade, os participantes conheceram algumas técnicas e manejo de plantios, que são realizados na área de produção das famílias da Ecoterra.

No final do encontro ficou o desafio para que o grupo de agricultores possa ir se fortalecendo. A Ecoterra reafirmou que está de portas abertas para que as famílias com certificação orgânica possam se somar, planejando sua produção junto com a equipe técnica e comercializando através da política de preços definida previamente nas dinâmicas de circulação de alimentos já construídas. O intercâmbio foi organizado pelo CETAP, em parceria com o CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) e a Ecoterra, dentro do projeto de cooperação desenvolvido com a Coopertec/Cresol.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress