Turmas de Educação Infantil visitam Meliponário do CETAP

  • 0

Turmas de Educação Infantil visitam Meliponário do CETAP

As turmas do turno da manhã da Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, de Passo Fundo, visitaram o CETAP no dia 19 de outubro para uma atividade prática com Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF). A sede da entidade possui uma Unidade de Referência em Meliponicultura Urbana, que conta hoje com cerca de 30 enxames, de diferentes espécies de abelhas nativas.

O grupo com 41 crianças, acompanhado das professoras das turmas, da coordenadora pedagógica e da diretora da escola, participou de uma atividade com a equipe técnica do CETAP, onde foram trabalhadas algumas características específicas das abelhas nativas e sua importância para a produção de alimentos, especialmente algumas frutas muito conhecidas das crianças.

Após assistir alguns pequenos vídeos e conversar sobre a vida das abelhas, as crianças puderam conhecer na prática diferentes formatos de colmeias, identificando vários aspectos que foram trabalhados anteriormente em sala de aula e durante a primeira parte do encontro. Neste momento, foi possível compreender de forma mais fácil a organização das abelhas, identificando as diferenças entre a abelha rainha, as princesas e as operárias, o formato dos ninhos, os espaços de reserva de alimentos, a produção de mel, a presença de pólen junto ao corpo das abelhas, os diferentes tipos de entradas construídos pelas abelhas nas caixas, entre outras curiosidades.

Rafaela Dellagostin e Edson Klein, da equipe técnica do CETAP, destacaram que as abelhas sem ferrão são dóceis e não representam risco para as pessoas. Neste sentido, elas têm um grande potencial para serem criadas inclusive no espaço da escola, reforçando a importância da criança conhecer, respeitar e ajudar a proteger estas espécies. No final do encontro, todos puderam fazer um lanche especial, com alimentos produzidos pelo empreendimento Encontro de Sabores, que funciona junto ao CETAP e processa diferentes tipos de frutas nativas, produzindo polpas, picolés, sucos, bolos, pães e salgados.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress