Alunos do curso de Nutrição da UPF visitam projeto com recicladores para conversar sobre alimentação

  • 0

Alunos do curso de Nutrição da UPF visitam projeto com recicladores para conversar sobre alimentação

No dia 24 de setembro, um grupo de alunos do segundo semestre do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo – UPF realizou uma visita no galpão da Cooperativa de Reciclagem COOTRAEMPO, na Vila Donaria, em Passo Fundo/RS. O CETAP, em conjunto com o Projeto TransformAção, está organizando a construção de uma horta neste local para produção de alimentos orgânicos, além da revitalização do espaço ao entorno do galpão.

Participaram da atividade em torno de 20 pessoas, entre técnicos do CETAP, equipe do Projeto TransformAção, cooperados da COOTRAEMPO e alunos da UPF, juntamente com as professoras Cíntia Gris e Valéria Hartmann. O objetivo foi demonstrar que é possível construir hortas em pequenos espaços urbanos ou espaços comunitários de extrema carência, além de conversar sobre a destinação correta de resíduos e a realidade dos recicladores, especialmente como a pandemia afetou diretamente o público de baixa renda.

Na oportunidade, destacou-se a crescente demanda por alimentos saudáveis e em quantidade suficiente para suprir a necessidade de tantas famílias, especialmente aquelas mais afetadas pela pandemia ou que vivem em situação de vulnerabilidade social. Também foi abordada a necessidade de conhecer a origem do que se está comendo e como os processos produtivos podem influenciar na qualidade nutricional dos alimentos. Os estudantes também puderam conhecer o espaço interno da cooperativa, as formas de separação dos resíduos, a prensagem de papéis e o destino correto que se deve dar ao lixo domésticos em suas casas.

Como muitos cooperados almoçam diariamente na própria cooperativa, o grupo também pode conhecer a cozinha e como são preparadas as refeições no local. Os estudantes do curso de Nutrição foram convidados a se somar neste projeto, seja pensando sugestões para o preparo dos alimentos no local, elaborando pratos ou um cardápio que atenda as necessidades alimentares destes trabalhadores ou, ainda, de outras formas que possam surgir a partir das visitas. Para atender aos protocolos de segurança, a turma foi dividida em dois grupos, sendo que a outra metade realizará a visita no dia 1º de outubro.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress