Agricultura Urbana e Periurbana caminhos para estimular novas atitudes e transformar realidades

  • 0

Agricultura Urbana e Periurbana caminhos para estimular novas atitudes e transformar realidades

Utilizar espaços ociosos em áreas urbanas para produção de alimentos agroecológicos, este é o principal objetivo do projeto “Agricultura Urbana e Periurbana, caminhos para estimular novas atitudes e transformar realidades”, executado pelo CETAP, com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade.

A proposta foi apresentada em 2019 e as atividades iniciadas no ano de 2020. A Pandemia do Coronavírus (COVID-19), porém, exigiu algumas adaptações e reorganização do cronograma, forçando o adiamento ou o cancelamento de atividades que pudessem colocar em risco os envolvidos. Após os ajustes necessários, as ações foram realizadas com segurança, em quatro locais do Município de Passo Fundo/RS: Escola Municipal de Educação Infantil Toquinho de Gente, Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Mattos.

Mesmo com as dificuldades impostas pelo contexto, foi possível atingir importantes resultados: transformação de espaços ociosos e produção de alimentos para autoconsumo nos quatro locais; utilização de hortas urbanas e periurbanas para contribuir no processo educativo e terapêutico dos beneficiários; distribuição dos alimentos produzidos para famílias de crianças vinculadas às escolas atendidas (foram entregues 140 cestas, somando mais de 700kg de alimentos agroecológicos); apoio aos agricultores agroecologistas por meio de compra de alimentos para distribuição; uso de plantas medicinais como alternativa de cuidado; compra de composteiras para distribuição e incentivo à compostagem doméstica; e elaboração de um vídeo para divulgar a iniciativa.

Diante desses resultados positivos, esperamos estimular entidades, gestores públicos e a população sobre a importância da produção de alimentos para fortalecer a segurança alimentar das famílias urbanas. Também demonstrar que esta experiência foi um instrumento para apoio ao processo educacional de crianças e como espaços terapêuticos para usuários da saúde.

Wordpress Photo Gallery

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress