Seminário em Sananduva destaca potencial dos bioinsumos para produção agroecológica

  • -

Seminário em Sananduva destaca potencial dos bioinsumos para produção agroecológica

No dia 16 de novembro aconteceu o Seminário Técnico sobre Agroecologia e a Plenária do Núcleo Planalto da Rede Ecovida, no auditório da Cresol, em Sananduva/RS. Participaram em torno de 60 pessoas, entre agricultores e agricultoras familiares integrantes da Rede Ecovida de Agroecologia, acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), técnicos agrícolas e representantes da Cresol e sindicatos de trabalhadores rurais.

O seminário começou com uma apresentação da professora Dra. Janaina Tauil Bernardo, da UERGS, pesquisadora que atua nas áreas de controle biológico de fitonematoides e produção de bioinsumos on farm em fermentação estado sólido de fungos. Ela falou sobre bioinsumos, especialmente detalhando o que é, pra que serve e como usar corretamente o fungo Trichoderma.

Outro tema abordado foi o preparo de microrganismos eficientes (E.M). Os microrganismos eficientes são seres muito pequenos (fungos e bactérias) que vivem naturalmente em solos férteis e em plantas. Esses microrganismos podem ser utilizados na agricultura e na criação animal. Os microrganismos eficientes são capturados em uma mata (preferencialmente virgem) e, depois disso, ativados com uma fonte de açúcar. Os participantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema dos bioinsumos, além de debater a viabilidade técnica e econômica da sua produção e o potencial para produtividade de alimentos agroecológicos.

Para este dia estava prevista uma visita na propriedade da família Bassoli, que tem uma atuação histórica com produção orgânica, focada em grãos. Mas devido ao mau tempo, a programação foi ajustada e foi feita uma apresentação sobre um experimento realizado nesta propriedade rural, onde foram implementadas três parcelas de produção com suas respectivas áreas testemunhas para avaliar e demonstrar na prática, manejos que possam ser adotados para melhorar as técnicas de utilização de microrganismos e manejo de solo, com utilização de diversas adubações verde.

Esta ação vem sendo desenvolvida desde o mês de junho de 2023, numa parceria com a UERGS Campus Sananduva, com envolvimento de dois acadêmicos e acompanhamento do coordenador do curso de Agronomia Prof. Ernane Pfiller, além de outras pessoas da Rede Ecovida que atuam com bioinsumos, como Aline Gayeski, responsável por uma biofábrica de tricogramas para controle biológico e Jonas e Ronaldo Ferro, que trabalham com multiplicação de microrganismos on farm. Foi apresentado o registro da evolução dos cultivos e resultados que já podem ser observados, destacando a ótima viabilidade da aplicação dos bioinsumos na produção agroecológica.

Neste mesmo encontro também foi realizada a plenária do Núcleo Planalto RS da Rede Ecovida de Agroecologia, onde foi feito um breve relato do Encontro Ampliado que aconteceu em novembro, na cidade de Maringá/PR e foram encaminhadas algumas demandas relacionadas à contribuição anual das famílias e grupos de agricultores para a Rede, o lançamento dos dados de produção agroecológica no sistema da Rede Ecovida, necessário para emissão dos certificados de produtos orgânicos e também foi montado o calendário de visitas da comissão de ética nas propriedades, para monitoramento, vistoria e renovação da certificação.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress