Sem água, sem vida!

  • 0

Sem água, sem vida!

Consumo humano, dessedentação animal e irrigação são alguns dos usos básicos que garantem a manutenção da vida no planeta. Os corpos hídricos como nascentes, vertentes e córregos cumprem fundamental função na segurança e soberania hídrica, tanto no espaço rural, como no urbano. Para que as nascentes permaneçam fortes e com água de qualidade é importante que existam condições que permitam sua infiltração e posterior armazenamento temporário nas vertentes.

Na natureza quem faz esse papel são os seres vegetais, principalmente as árvores. É através de suas grandes e complexas raízes que a água pode encontrar espaços no solo e penetrar nas camadas mais profundas sendo, ao mesmo tempo, filtrada e eventualmente armazenada nos lençóis freáticos e aquíferos. O uso de espécies nativas adaptadas às regiões no entorno das nascentes, conhecida como mata ciliar, tende a ampliar o grau de ecologização e biodiversidade da propriedade, ocupando diferentes estratos e atraindo polinizadores, aves e fauna.

Portanto, proteger as vertentes com vegetação é plantar água. A escassez hídrica é um dos grandes desafios para as próximas gerações, evidenciando os riscos das mudanças climáticas. Por isso, o CETAP atua na promoção, conservação e potencialização do uso da água, buscando soluções versáteis, acessíveis e pedagógicas, mas também práticas que ofereçam alternativas imediatas para ampliar e melhorar o acesso à água, além da recuperação de áreas degradadas. Recuperação de fontes de água e revitalização de nascentes são ideias que melhoram o mundo.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress