Rede Ecovida debate futuro da Agroecologia em Encontro Ampliado no RS

  • -

Rede Ecovida debate futuro da Agroecologia em Encontro Ampliado no RS

Evento que acontece a cada dois anos reuniu cerca de mil participantes em Santa Rosa

O 13º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia foi realizado em Santa Rosa (RS) entre os dias 21 e 23 de novembro de 2025. O evento reuniu em torno de mil participantes, integrantes da Rede Ecovida. Com o tema “Agroecologia – Tecendo Caminhos para o Bem Viver”, o encontro foi organizado pelo Núcleo Missões da Rede Ecovida de Agroecologia. Além das atividades internas, uma feira aberta à comunidade local recebeu muitos visitantes.

O Encontro Ampliado é um momento institucional da Rede Ecovida focado na formação e em tomadas coletivas de decisões que permeiam a atuação da rede, reunindo representantes dos diferentes núcleos organizados nos três estados do sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A programação incluiu quatro seminários temáticos: “Pesquisa e inovação de campesina a campesino: aprendizagens do Innova Ecovida e um olhar para o futuro em SPDH, bioinsumos, sementes e mudas de hortaliças”; “Agroecologia, juventude e o futuro da vida no campo”; “Respostas agroecológicas à crise climática” e “Rede Ecovida: política e formação – tecendo memórias, cultivando futuros”.

Participação do CETAP

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) esteve presente com grande parte da sua equipe técnica, participando em conjunto com grupos de agricultoras, agricultores e pessoas envolvidas na transição agroecológica dos Núcleos Planalto e Alto Uruguai. O CETAP é responsável pelo acompanhamento técnico de famílias que integram a Rede Ecovida nessas regiões. Também participaram integrantes da equipe e famílias da região Campos de Cima da Serra, que teve a indicação de criação de um novo pré-núcleo aprovado durante o encontro.

O CETAP também realizou duas oficinas sobre a temática das Abelhas Nativas Sem Ferrão, que reuniu pessoas de diferentes regiões do sul do Brasil para aprofundar técnicas de manejo na criação de ANSF. Foi organizada uma banca institucional na feira Sabores e Saberes, onde foram distribuídos materiais e comercializados produtos dos agricultores e agricultoras, com o objetivo de demonstrar a diversidade da produção regional. O empreendimento Encontro de Sabores também esteve envolvido na preparação da alimentação em um dos momentos festivos do evento.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos