
Intercâmbio reúne estudantes, agricultores e técnicos para discutir Agroecologia e Abelhas Nativas
No dia 23 de maio foi realizado um intercâmbio sobre Agroecologia e Abelhas Nativas Sem Ferrão (ANSF) na Unidade de Referência em Meliponicultura da família Klein, localizada na Linha América, município de Erechim (RS). O evento reuniu agricultores, professores universitários, técnicos do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e um grupo de 20 estudantes de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Francisco Beltrão.
A atividade teve como objetivo apresentar a produção e o manejo agroecológico realizado pelas famílias locais, além de promover debates sobre os potenciais e desafios para a valorização da sociobiodiversidade nativa, visando a geração de renda para famílias agricultoras agroecológicas.
Durante o encontro, também foram discutidas questões relacionadas às Abelhas Nativas Sem Ferrão, com destaque para seu papel na polinização de espécies nativas, práticas de manejo e o potencial econômico dos meliprodutos.




O intercâmbio foi organizado pelo CETAP e buscou proporcionar a troca de experiências entre estudantes, professores e produtores, contribuindo para o fortalecimento das práticas agroecológicas e para o incentivo à conservação das espécies de abelhas nativas na região. Esta atividade integra o projeto “Fortalecendo, conservando e mantendo a biodiversidade nativa no Rio Grande do Sul”, uma parceria entre o CETAP e a Fundação Banco do Brasil (FBB).