
Intercâmbio educacional promove conhecimento sobre abelhas nativas em Erechim
No dia 6 de maio, a unidade de referência em meliponicultura localizada na Linha América, em Erechim/RS, recebeu a visita de estudantes do 8º Ano da Escola Ideau Santa Clara, de Getúlio Vargas/RS. O intercâmbio educacional reuniu 36 participantes e foi orientado pela equipe técnica do CETAP.
A atividade, voltada para aumentar o conhecimento sobre a criação de abelhas nativas, foi realizada em um meliponário, que é um espaço onde são criadas abelhas sem ferrão (Meliponíneos), também conhecidas como abelhas nativas, que são fundamentais para a polinização de plantas e a produção de mel. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela família responsável pela unidade de referência. O foco principal é a preservação ambiental e a polinização, imprescindíveis para a manutenção da biodiversidade.
Durante a visita, os alunos assistiram a uma apresentação sobre os objetivos e os desafios da criação de abelhas nativas. Foram introduzidos às diversas espécies trabalhadas e aprenderam sobre suas especificidades e práticas de manejo.
Como parte da atividade, os estudantes registraram suas observações e manifestaram o interesse de visitar o meliponário implantado em um dos CAPS de Getúlio Vargas/RS. Esta continuidade busca ampliar o entendimento sobre a importância das abelhas para o ecossistema. Esta iniciativa reforça a importância da educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes sobre a biodiversidade e a importância das abelhas nativas na preservação do meio ambiente. A atividade integra o projeto “Fortalecendo, conservando e mantendo a biodiversidade nativa no Rio Grande do Sul”, uma parceria entre o Cetap e a Fundação Banco do Brasil (FBB).








