Inauguração do Meliponário Pedagógico na Escola Cristo Rei em Erechim/RS

  • -

Inauguração do Meliponário Pedagógico na Escola Cristo Rei em Erechim/RS

No dia 27 de março aconteceu a inauguração do Meliponário Pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei,  localizada no bairro Cristo Rei, em Erechim/RS. A atividade reuniu cerca de 230 alunos, do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, além de professores e a equipe técnica do CETAP.

O evento, que aconteceu nos turnos da manhã e tarde, teve como objetivo principal promover o conhecimento dos alunos sobre as abelhas nativas sem ferrão e sua importância para o ecossistema, a biodiversidade local e a produção de alimentos. Com a entrega de cinco colmeias de abelhas nativas sem ferrão à escola, o meliponário pedagógico constitui-se em uma importante ferramenta de educação ambiental e possibilita diferentes abordagens sobre a relação entre pessoas e a natureza.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a origem e o manejo das abelhas, bem como sua importância crucial para a manutenção da biodiversidade e a promoção da agroecologia. As cinco colmeias doadas para a instalação do meliponário pedagógico foram compostas por diferentes espécies de abelhas nativas sem ferrão, incluindo Jataí, Mandaçaia, Mirin, Manduri e Emerina. Essas espécies, conhecidas por viverem tranquilamente em ambientes urbanos e coexistirem pacificamente, representam uma oportunidade especial para os alunos compreenderem melhor a vida desses insetos tão importantes para o meio ambiente.

A instalação do meliponário pedagógico foi viabilizada graças ao apoio do projeto de restauração ambiental desenvolvido pelo CETAP em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA/RS e a empresa TAESA. As atividades relacionadas ao meliponário não se limitam apenas à inauguração, mas se estenderão ao longo do ano. Estão programadas oficinas e visitas técnicas para a multiplicação de colmeias, a suplementação alimentar das abelhas e também a colheita de mel, prevista para o próximo verão.

Além do meliponário, o CETAP também desenvolve um projeto relacionado a Horta na Escola, onde os alunos ajudam no plantio e cultivo de alimentos que podem ser utilizados na merenda ou levados para casa das famílias. Estas iniciativas buscam incentivar a conscientização ambiental e a preservação da biodiversidade, ajudando a ampliar o debate em projetos multidisciplinares.

*Fotos: CETAP e Coordenação da EMEF Cristo Rei


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress